Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram os últimos de Nelson Évora. Foi em lágrimas que o campeão olímpico em 2008 se despediu das olimpíadas, depois de se ter lesionado na primeira tentativa no concurso do triplo salto, falhando assim a final olímpica.
Por outro lado, a sua última participação em Jogos Olímpicos ficou marcada pela polémica com Pedro Pichardo, atleta que trouxe o ouro para Portugal. Em causa está uma alegada 'ajuda' de Nelson Évora a um adversário de Portugal na final do triplo salto.
Entretanto, terminadas as olimpíadas e depois de uma chamada de atenção do presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, o aleta recorreu às redes sociais para fazer um balanço.
"E foi em grande que terminamos mais uma participação olímpica portuguesa! A melhor de sempre! Parabéns a todos nós, atletas de diversas modalidades, que demos o nosso melhor para honrarmos Portugal! Obrigada ao staff do Comité Olímpico de Portugal pelo excelente trabalho", começou por escrever, destacando a melhor participação portuguesa em Jogos Olímpicos, com a conquista de quatro medalhas e 15 diplomas.
"Eu despeço-me da jornada olímpica com a nostalgia de quem não terminou como pretendia, mas de cabeça erguida e de coração cheio por ter sempre dado tudo por Portugal! Parabéns aos medalhados e força aos jovens talentos que já estão a dar cartas pelo mundo! Viva o desporto português", completou.