03.04.2019





















































Esta terça-feira, 2 abril, foi um dia com especial significado para Rodrigo Guedes de Carvalho. Na pele de letrista e compositor, o pivô da SIC lançou o seu primeiro álbum de originais, Finalmente, do projeto XAVE, encabeçado por si e Isabelinha.
Para Rodrigo Guedes de Carvalho trata-se da concretização de um sonho de há muito. "Sonhei muito com este dia…Isto não é o fim, é o princípio. Temos um espetáculo inteiro para apresentar, um disco inteiro, com mais originais que não estão no disco e queremos fazer outro logo de seguida e queremos continuar", começou por contar.
"O meu primeiro sonho foi querer ser músico ainda muito miúdo. Por causa de uma má professora desisti da música , pensando que ia agarra-la um pouco mais à frente, mas como eu costumo dizer, passaram 30 e tal anos. Foi uma coisa que ficou muito adormecida em mim e aos 40 e tal disse: ‘Não. Quero regressar. É uma paixão antiga’. Não tinha a ideia de compor, tinha a ideia de tocar, mas o que eu toco, como perdi memória muscular, não daria para este nível. Portanto, percebi que eu podia fornecer o material, a criação, e arranjar músicos profissionais", saleintou.
Quanto à escolha da fadista Isabelinha para dar voz aos seus temas, aconteceu por mero acaso, há um ano atrás. "Eu, na altura, estava um pouco quase a desistir de tentar fazer música a este nível profissional, não tinha nenhuma voz. E um dia fui a um clube de fado nos anos da minha sogra e sabia que estava lá a irmã da Joana Costa de Sousa (trabalho com a irmã dela), vi-a cantar e percebi logo que podia ser ela", recordou, revelando como decorreu o processo de criação. "Havia alguma músicas que já estavam feitas antes de eu conhecer a Isabelinha e que ela conseguiu cantar. Encontrámos o tom para ela cantar e outras que já foram compostas assim que percebi o tom dela e a forma dela cantar", referiu o jornalista.
Isabelinha, que assim que ouvi os temas do pivô da SIC, decidu aceitar de imediato o convite. "Só quando ouvi as músicas é que aceitei o convite porque queria ouvir o que é que um jornalista e um escritor compunham. Então, depois de ouvir, aceitei de imediato, porque ficou cá dentro", lembrou.
Esta foi também para artista uma oportunidade, de se aventurar em outros estilos musicais para lá do fado. "A minha raiz é o fado. Eu não sabia que sabia cantar outras coisas. A verdade é essa. Eu canto há 12 anos fado e nunca tinha experimentado cantar outras coisas e por isso é que, eu no palco, quando tenho uma banda a tocar para mim, de repente, já estou lá em cima porque estou habituada a ter uma guitarra portuguesa, uma viola de fado e um contrabaixo. Portanto, isto para mim é tudo uma novidade e estou a gostar imenso. É tudo muito diferente daquilo a que eu estava habituada", contou.
Recorde-se que Finalmente é o primeiro de dois álbuns do projeto XAVE. Para já, Rodrigo Guedes de Carvalho deixa a promessa de vários espetáculos, mas sem ainda revelar as datas.