Diogo Piçarra destacou-se na segunda semifinal do Festival da Canção, que decorreu no passado domingo, 25 de fevereiro, ao ser o mais votado pelo público e pelo júri, conseguindo apurar-se para a final de 4 março que vai ter lugar em Guimarães. Contudo, o artista, de 27 anos, viu o seu nome envolvido numa polémica. Horas depois da sua atuação no festival, alguns internautas afirmaram que o tema composto e interpretado pelo músico, Canção do Fim, era um plágio da música, Abre meus olhos, que faz parte do álbum Cânticos do Reino, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).
Entretanto, após a polémica, Diogo Piçarra recorreu às redes sociais esta terça-feira, 27 de fevereiro, para anunciar a sua desistência do Festival da Canção."A toda esta família, informo que decidi terminar a minha participação no Festival da Canção. "Não existem palavras para agradecer todo o apoio e carinho que tenho recebido nas últimas 24 horas de colegas de profissão, amigos, família e fãs. A minha posição mantém-se em relação à minha música, a consciência tranquila e cabeça erguida. Mas não pretendo alimentar mais esta nuvem. Tudo isto que se criou em torno da minha participação, já não é Música.
Não quero deixar de dizer o orgulho que poderia ser representar o meu país num concurso como a Eurovisão, mas já não faz sentido nenhum sequer tentar ganhar essa oportunidade. A minha carreira e vida não dependem disto, só depende de vocês e nesse sentido sei que estarei PARA SEMPRE bem acompanhado. A todos os concorrentes espero que saia do Festival da Canção o próximo vencedor da Eurovisão 2018, e estarei aqui, como todos os portugueses, a aplaudir de pé. Obrigado por tudo", escreveu.
Por seu turno, a RTP já confirmou, em comunicado, a decisão do artista e anunciou que o tema de Diogo Piçarra irá ser substituído pela canção composta por Aline Frazão e interpretada por Susana Travassos, Mensageira, que se classificou em oitavo lugar na segunda semifinal do concurso.
Recorde-se que a final do Festival da Canção decorre no próximo dia 4 de março, em Guimarães, numa emissão conduzida por Filomena Cautela e Pedro Fernandes. O vencedor irá representar Portugal na final da Eurovisão, que irá ter lugar na Altice Arena, em Lisboa, a 12 de maio.