Esta quarta-feira, dia 9, Pedro Lima decidiu recordar os primeiros passos no surf, modalidade que pratica até aos dias de hoje.

"A minha primeira experiência de surf aconteceu aos 12 anos", começou por dizes na descrição do Instagram.

"Praticava natação no Sporting com o Tiago Oliveira e com o Zé Falcão e estudava com o Bruno Charneca (Bubas). Dois deles são lendas do surf ainda no activo. O outro perdeu a guerra contra a heroína e há-de estar a surfar noutra dimensão. Saudade", conta.

"Um grande desafio nesses tempos era conseguir comprar material técnico. Era difícil encontrar pranchas e fatos. Foi nas pranchas dos meus amigos que tentei pôr-me em pé pelas primeiras vezes, sem fato, no verão, claro!"

O pai de Emma, Mia, Max, Clara e João Francisco lembra ainda quando lhe ofereceram a sua primeira prancha, em segunda mão."Um ano mais tarde, numas férias de Natal em Luanda, o Fernando Alvim Faria, outra lenda mas nas artes plásticas, ofereceu-me uma prancha em 2.ª mão. Era uma Local Motion trifinn com a fibra descolada do nose até ao tail. No verão seguinte, com um fato de mergulho de duas peças, esgotei os dias dentro de água. Fugíamos dos cabos-do-mar porque era proibido fazer surf com bandeira vermelha."

Foi na Costa da Caparica que o ator de 48 anos descobriu esta sua paixão. "À medida que o meu surf foi evoluindo passei a gostar mais de outro tipo de ondas e agora é raro surfar na Caparica. Esta semana calhou ser o sítio onde havia melhores condições e fui matar saudades. Quando saí da água fui abordado pelo João que andava por lá com o seu drone a captar imagens e me perguntou se eu não estava interessado no trabalho dele. O resultado está aqui." Veja o vídeo acima!

"Há uma distância tão grande entre o que sentimos fazer e a realidade cruel das imagens, que tenho de sorrir para não chorar. O estilo está miserável mas estou vivo e feliz por o surf ter ganhado a importância que tem para Portugal e por ter prancha e fato de marcas portuguesas, do melhor que se faz no mundo".

Recorde-se que Pedro Lima é casado com Anna Westerlund.