Tatiana Valério deixa forte mensagem sobre violência doméstica: "Parem de julgar as mulheres"

A ex-participante da primeira edição de 'Quem Quer Namorar com o Agricultor?', da SIC, publicou um vídeo nas redes sociais.

Tatiana Valério
Tatiana Valério
Reprodução Instagram, DR

Famosos

Depois de ter apresentado uma queixa contra o pai das filhas, por violência doméstica, e falado publicamente sobre o caso, Tatiana Valério publicou um vídeo com uma forte mensagem. A ex-participante da primeira edição de 'Quem Quer Namorar com o Agricultor?', da SIC, quis alertar para o julgamento da sociedade quando este crimes acontecem.

"Parem de julgar as mulheres, parem de as querer encaixar num perfil. A sociedade julga as mulheres que foram vítimas de violência doméstica porque, para que a sociedade valide que o crime ocorreu, têm de se encaixar no perfil. Têm de ser mulheres derrotadas, tristes, não sorriem, que se esqueceram delas próprias. Quero lembrar-vos que a maioria das mulheres passaram meses, se não anos, para sair dessa situação de abuso. Tal como eu costumo dizer, quando conseguem sair todos os lutos estão feitos", disse no vídeo abaixo.

"O sentimento mais comum entre as mulheres que foram vítimas de abuso é que nos roubaram tempo, tempo de vida, momentos que nunca mais vão voltar. Quando uma mulher consegue sair, aquilo que ela quer é sentir-se viva. Portanto, parem com esse julgamento porque esse julgamento ela [a mulher] já o sofreu durante muito tempo. As mulheres não precisam da validação da sociedade para que o crime tenha ocorrido. Não é por uma mulher estar a sorrir que apaga toda a dor pela qual passou. Lembre-se: uma por todas e ninguém fica para trás", acrescentou.


Tatiana Valério
Loading...


Caso tenha conhecimento de uma situação de violência doméstica pode procurar ajuda junto dos seguintes contactos:

APAV – 116 006
SOS Criança – 116 111
SOS Mulher – 808 200 175
SOS Voz Amiga – 800 209 899
SOS Voz Adolescente – 800 202 484
UMAR – Centro de Cultura e Intervenção Feminista – 218 873 005