Agora que tudo parece estar bem, Kate Middleton pôde fazer uma retrospetiva do ano de 2024 e ver que saiu vencedora de um dos períodos mais difíceis e exigentes da sua vida pública. E tudo isto tendo acontecido pouco tempo depois de adquirir o título de princesa de Gales e, claro está, acumular ainda mais responsabilidades monárquicas.
Falamos do diagnóstico de cancro da mulher do príncipe William, diagnóstico esse que só se tornou do conhecimento público em março - o que motivou o crescimento de muitas teorias da conspiração. Nunca se soube contra que tipo de tumor lutou Kate, mas a princesa conseguiu dar a volta por cima, estando agora livre de perigo. Recentemente, a princesa de Gales anunciou que o cancro está "agora em remissão".
Ainda assim, e depois de um forte escrutínio que durou meses a fio, só a própria saberá o que sente depois de tudo isto. Middleton contou com o apoio de milhões de súbditos, mas esteve publicamente exposta como nunca!
As notícias sobre uma "hospitalização", as poucas informações e o seu "desaparecimento"
Pouco depois dos compromissos do Natal de 2023, Kate não voltou a ser vista em eventos públicos. Em janeiro deste ano, a imprensa internacional dava conta de uma "hospitalização" após uma intervenção cirúrgica, mas não foram dados mais esclarecimentos sobre o que se estaria a passar com a saúde da princesa.
Dias depois,Carlos IIItambém seria hospitalizado dentro de circunstâncias semelhantes, o que fez soar, de imediato, os alarmes na monarquia britânica.
As notícias foram sempre escassas, mas soube-se que Kate estaria internada para uma "recuperação". Teria a agenda suspensa mas, apesar de tudo, continuava a trabalhar.
O problema veio depois - sobretudo com a divulgação da alta clínica da princesa, algo que, ainda assim, não fez com que Middleton aparecesse novamente em público. Aliás, durante semanas, tudo continuava em suspenso, o que motivou a escalada de um fenómeno que afetou, e muito, a família real - as teorias da conspiração.
"Onde está Kate Middleton?" tornou-se assunto do momento nas redes sociais
Por diversos dias, e nas redes sociais, sobretudo no 'X', a hashtag 'Kate Middleton' dominava as tendências de busca e comentário. Tudo porque se começava a estranhar a falta de dados sobre o que realmente estava a acontecer com a princesa.
O caso aumentava de tom porque, do outro lado, o rei - também a lutar contra um cancro - continuava a surgir em público, em vários eventos, e a dar conta do seu estado de saúde. Com a mulher do príncipe William longe dos olhares mais atentos, muito se especulou sobre a real dimensão do problema.
E, ainda que o palácio de Kensington tenha tentado pôr um travão, no imediato, ao que já se estava a passar, foi tarde demais! As teorias não paravam de crescer, e muitos dariam conta de que o problema da princesa poderia ser mais grave do que o pensado.
Terão sido os próprios - William e Kate - a tentar dar a volta à situação, mas 'o tiro saiu pela culatra'. Em março, para assinalar o Dia da Mãe (no Reino Unido), os príncipes partilharam uma foto em família, com os três filhos (George, Charlotte, e Louis). Mais tarde, a imagem foi considerada como "alterada" e com vários erros de photoshop.
A princesa teve de se justificar, mas já era tarde demais. E tudo só fez com que se pensasse, ainda mais, que Kate poderia estar desaparecida, ou com um estado de saúde muito debilitado.
E, quanto às fotos alteradas... veio também a saber-se que não seria a primeira vez que tal acontecia, no seio da monarquia britânica.
A revelação oficial da luta contra o cancro e o início da onda de solidariedade
E eis que, a 22 de março, é posto tudo 'em pratos limpos'. A expressão usada para remeter ao anúncio oficial feito pela própria princesa: Kate estaria a lutar contra um cancro, e continuaria afastada das suas obrigações reais, para seguir, sobretudo, com tratamentos de quimioterapia.
Desde logo, a princesa recebeu uma 'onda de amor' como nunca. Não só dos seus milhões de admiradores, como também, claro está, da família. E com destaque para a mensagem enviada por Harrye Meghan Markle, com quem as relações continuam, ainda assim, mais tremidas.
Daqui para a frente, todas as teorias anteriormente feitas caíram por terra, e o espaço de Middleton passou a ser mais respeitado. A princesa continuaria várias semanas sem aparecer, e as especulações centravam-se, por isso mesmo, no seu regresso mais oficial.
Mas não existiam notícias oficialmente confirmadas sobre este voltar de Kate Middleton à sua vida pública. Cresciam novamente algumas alegações de que a princesa "jamais voltaria a ocupar-se" das suas anteriores obrigações... mas o certo é que ela reapareceu!
A primeira aparição, o regresso oficial e "o primeiro dia no resto da vida" da princesa
Em junho, e com o sempre importante 'Trooping the Colour', Kate foi vista pela primeira vez, depois do vídeo onde anunciava a luta contra o cancro. Mas foi um mês depois, com a final do torneio de Wembley, que os seguidores da realeza puderam 'respirar de alívio', ao ver a princesa em pleno.
Daqui para a frente, as coisas voltavam a encaixar devidamente. Kate ia aparecendo (com menos frequência, é certo), mas sempre que o fazia, percebia as manifestações de carinho que lhe eram dedicadas.
E, após mais quatro ou cinco aparições, eis chegado o momento da boa notícia - o fim da quimioterapia. O anúncio foi feito em setembro, e celebrado de forma entusiasmada com a família.
Mesmo que não a cem por cento, a vida da princesa parecia, agora, mais normalizada. E assim segue!
Neste último trimestre, o pesadelo parece ter sido posto para trás das costas. Kate voltou em pleno este Natal, e é esperado que a princesa continue, aos poucos, com aquela que é a sua agenda adaptada. Depois de um ano difícil, é normal pensar-se que esteja muito ansiosa pela entrada em 2025!