António Cordeiro

António Cordeiro

Passaram cerca de dois anos e meio desde que António Cordeiro assumiu publicamente que foi diagnosticado com paralisia supranuclear progressiva e, desde então, tem sido a sua mulher, Helena Almeida, a acompanhá-lo diariamente. Sendo uma doença degenerativa que afeta progressivamente a fala e os movimentos, requer muita atenção, pois o ator vai perdendo a independência até mesmo para as tarefas mais básicas do dia-a-dia.

Recentemente, e por estar física e emocionalmente exausta, Helena Almeida, viu-se obrigada a internar o marido temporariamente na Casa do Artista, em Lisboa, para poder descansar. “Eu não aguentava mais”, confessou à TV7 Dias depois de relatar dois episódios em que viu o marido quase a sufocar com comida e teve dificuldade em ajudá-lo. “Custou-me muito colocar o António na Casa do Artista, quando digo muito, é muito mesmo. Foi das decisões mais difíceis da minha vida!”, explicou à mesma publicação, garantindo que a ideia inicial era apenas ter “duas ou três semanas” para si. Contudo, este prazo terá de ser alargado devido à pandemia que assola Portugal e a Europa em geral. “Quando for seguro quero trazê-lo para casa”, afirma, antes de explicar que, como atualmente as visitas estão proibidas, de forma a evitar a propagação da Covid-19, os dois falam “três a quatro vezes por dia” por videochamada.

Nesta entrevista, Helena Almeida revelou ainda que António Cordeiro “está completamente lúcido” e entende que esteja cansada, mas deixou claro que não queria ser internado.

Recorde-se que, em novembro último, Helena esteve à conversa com Júlia Pinheiro e falou do casamento de mais de 25 anos e de como a situação se agravou nos últimos tempos. Reveja esse momento aqui!

De referir ainda que António Cordeiro falou pela primeira vez da sua doença no programa Alta Definição. Para rever clique aqui!