Este domingo, dia 16 de fevereiro, o mundo do cinema recebeu uma triste notícia: morreu Nikita Pearl Waligwa, conhecida pela participação no filme da Disney, 'A Rainha de Katwe', que retratava a vida de um jovem prodígio de xadrez que vivia numa favela de Uganda.
Em 2016, a atriz foi diagnosticada com tumor cerebral e, após vários tratamentos, no ano seguinte ficou curada. Porém, em fevereiro de 2019 um novo tumor foi encontrado na região. "O seu cérebro inchou muito e estava a fazer muita pressão", terá contado a mãe da jovem na altura.
Segundo a imprensa local, a menina aguardava cirurgia no Hospital Internacional TMR, em Naalya, no subúrbio de Kampala, mas acabou por não resistir. Nikita tinha apenas 15 anos.
A sua escola prestou uma homenagem à menina no Twitter. "Descanse em paz Nikita Pearl. Foi adorada por muitos e nós perdemos-te por causa de um tumor cerebral numa tenra idade. Descanse em paz, querida", lê-se na descrição.
Fãs e colegas de profissão também têm deixado sentidas mensagens nas redes sociais. "Ela era uma bola de luz no filme e na vida. A sua batalha contra o cancro cerebral foi humilde de ser ver. A sua luz irá viver", escreveu David Oyelowo.