Marcelo Rebelo de Sousa reage a Chico Buarque ter sido distinguido com o Prémio Camões

Decisão foi anunciada na sede da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Famosos

Chico Buarque; Marcelo Rebelo de Sousa

Aos 74 anos, Chico Buarque venceu o Prémio Camões. O concurso que premeia a literatura portuguesa atingiu, este ano, a sua 31ª edição e os romances Leite derramado e Benjamin, de Buarque, foram destacados pelo júri que votou - em unanimidade - no músico.

A escolha foi anunciada na sede da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, e o Presidente da República Portuguesa já fez questão de congratular o artista por ser um dos "maiores escritores de canções da língua portuguesa".

Através de uma publicação na página da Presidência, o Chefe de Estado enalteceu a obra do autor e sublinhou a importância da premiação de quem escreveu letras de canções: "Premiar “letristas” pode ser sujeito a discussão, mas premiar Chico Buarque só pode ser unânime", concluindo: "Chico Buarque, conquistou, ao longo de várias gerações, um incomparável respeito e emoção no mundo lusófono, nomeadamente pelos seus empáticos retratos femininos, pela afinidade com os bons malandros, pelo empenhamento político, pelo amor ao Rio de Janeiro e ao Brasil, pelo trabalho sobre uma língua que, atravessando tanto mar, nos une".