Holanda vence Eurovisão e Madonna surpreende com atuação

Portugal entregou a maior pontuação a 'Arcade'.

Famosos

Mais de quarenta anos depois, a Holanda volta a vencer o Festival Eurovisão da Canção. Ontem - dia 18 de maio - Telavive vestiu-se a rigor para receber a final da 64ª edição da competição que entregou a vitória ao tema Arcade, de Duncan Laurence.

A gala foi transmitida para todo o mundo, nas casas de apostas o país ocupava, desde 7 de março, o primeiro lugar no ranking dos 41 países concorrentes e acabou por alcançar os 492 pontos que a conduziram ao topo da tabela onde figuravam as 26 melhores canções a concurso. A pontuação final é o resultado da votação dos telespectadores da cada país e dos júris nacionais dos 41 países.

A canção italiana conquistou o segundo lugar do certame com 465 pontos, e a Rússia fechou o top3 com 369 pontos. Com Bigger Than Us, de Michael Rice, o Reino Unido ficou em último lugar.

Chipre, Eslovénia, República Checa, Bielorrusia, Sérvia, Austrália, Islândia, Estónia e San Marino foram os primeiros países a ser apurados para a final da 64.ª edição Festival Eurovisão da Canção 2019. Na segunda semifinal, a Macedónia, Holanda, a Albânia, a Suécia, a Rússia, o Azerbaijão, a Dinamarca, a Suíça, a Noruega e Malta garantiram um lugar na final. Aos 20 países juntaram-se os 'cinco grandes' - França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido - e o país anfitrião, Israel.

Portugal foi o primeiro país a exercer o voto e entregou 12 pontos - a maior pontuação - à Holanda. Inês Lopes Gonçalves, com uma t-shirt de Conan Osíris, foi a porta-voz portuguesa.

Uma vez conhecido o vencedor do Festival, as surpresas continuaram: depois de ter sido noticiado que Madonna iria cancelas a sua atuação na Eurovisão, eis que a "rainha da pop" rumou até à Expo Tel Aviv para cantar um medley de vários temas seus.