Pedro Pichardo afirma: “Eu não vivo do vosso dinheiro dos contribuintes, como têm dito"

Em causa estão supostas críticas contra o atleta da seleção nacional portuguesa, que envolvem "racismo, xenofobia ou clubismo".

Pedro Pichardo
Pedro Pichardo
Kaz Photography/Getty Images

Famosos

Esta quinta-feira, 25 de setembro, Pedro Pichardo recorreu às redes sociais para reagir a supostas críticas de que tem sido alvo. O campeão do mundo de triplo salto também falou sobre a relação com o país que representa, Portugal.

Há vários anos que lido com a desvalorização desportiva, racismo e xenofobia. Quando falamos do atletismo, tenho colocado o nome de Portugal no mais alto nível. Eu não vivo do vosso dinheiro dos contribuintes, como têm dito. Ao contrário: sou eu quem desconta muito dinheiro para as finanças, dinheiro esse que não vem de Portugal, mas, pronto… É a lei", escreveu.

É importante referir que Pichardo - que é candidato a melhor atleta europeu do ano - nasceu em Cuba há 32 anos. Quando desertou o país, em 2017, escolheu Portugal para viver e naturalizou-se em dezembro desse mesmo ano. No entanto, só foi autorizado a representar a seleção portuguesa em agosto de 2019. Respeito e amo Portugal, se calhar muito mais do que alguns que nasceram cá. Sou grato pela oportunidade, enquanto atleta e pelas minhas filhas terem nascido aqui", acrescentou.

Não fiquem cegos com o vosso racismo, xenofobia ou clubismo. A minha situação com um clube não vos diz respeito. Nunca fui ao trabalho de ninguém para dar opinião ou tirar conclusões sem ouvir a minha versão. Eu sou um atleta e tudo deveria ser tratado neste contexto", continuou.

Dentro do estádio sou o melhor, sim. Já que muitos de vocês não me têm dado esse reconhecimento e têm tentado desvalorizar os meus méritos enquanto atleta, eu próprio dei-me ao trabalho de vos dizer e mostrar publicamente quem é realmente o THE BEST quando falamos de desporto", afirmou.

Por fim, o atleta destacou: "Nos lugares certos a nossa felicidade inspira, nos errados incomoda. Escolha bem onde brilhar", lê-se.



Reprodução Instagram, DR
Reprodução Instagram, DR