Morreu "Dapin", uma das maiores referências do surf em Portugal

O primeiro surfista português de nível internacional tinha 55 anos.

Famosos

André Carvalho

A comunidade do surf está de luto. Morreu João Alexandre 'Dapin', o primeiro surfista português de nível internacional. Tinha 55 anos. A notícia foi avançada pela Federação Portuguesa de Surf nas redes sociais.

"Dizer que o surf português ficou mais pobre hoje, com a partida de Dapin, é uma frase feita e um eufemismo. Hoje morremos todos um bocadinho, os que surfámos com ele e admirámos o seu surf poderoso e cheio de adrenalina ou os que herdaram um pouco da sua rebeldia. Antigo vice-campeão europeu, correu ondas competitivamente até na Austrália, grande demais para um surf português que era, na altura, demasiado pequeno para ele", lê-se.

Para João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf e companheiro de geração, “o Dapin foi e será sempre uma referência fundamental no surf nacional, alguém que elevava a fasquia, que obrigou tantos surfistas a serem melhores só para tentar chegar ao nível dele".

"Conheci-o desde os anos 90, sempre foi a referência! Nestes últimos anos em que a FPS se mudou para a praia, encontrava-o sempre que havia ondas em Carcavelos, sempre cheio de pica e sempre com “ideias” para a FPS. Vais fazer imensa falta! Saudades e aproveita as ondas onde estiveres!”, disse.