Apesar de todas as polémicas que assombraram o casamento da Rainha Isabel II e do duque de Edimburgo, a verdade é que o casal se manteve junto durante 73 anos.
O casamento de 73 anos da Rainha Isabel II e do duque de Edimburgo em imagens
Este ano, os monarcas celebrariam 74 anos de casamento, mas o príncipe Filipe não resistiu a algumas complicações de saúde, acabando por morrer na madrugada desta sexta-feira, dia 9 de abril.
Ainda que as polémicas no casamento, que fizeram manchete nos meios de comunicação por todo o mundo, não tivessem sido alguma vez confirmados, estas mantiveram-se não só no imaginário dos fãs da família real britânica como foram transportadas para a série 'The Crown'.
25 curiosidades sobre o casamento da Rainha Isabel II
Entre 1956 e 1957, o duque de Edimburgo embarcou numa prolongada expedição a bordo do Royal Yacht Britannia - que por 40 anos serviu a família real nas mais variadas recepções oficiais e visitas de estado - e a rainha ficou em Inglaterra onde passou o aniversário de casamento e o Natal sozinha.
Este facto levou a que surgissem inúmeros rumores de problemas no casamento, tais como casos extraconjugais por parte do príncipe Filipe.
Depois de vários meses afastado, o casal reencontrou-se e o palco foi a cidade de Lisboa. Foi a 18 de fevereiro de 1957 que Isabel II e o príncipe Filipe iniciaram uma visita oficial a Portugal. O casal chegou a partir de Setúbal, mas só foram recebidos de forma oficial em Lisboa.
No Terreiro do Paço estava uma multidão que aguardava a chegada dos monarcas ansiosamente. Nas imagens, o casal surge sorridente apesar da suposta crise no casamento.
Após esta visita, os rumores acalmaram e, em 1959, a Rainha ficou grávida do seu terceiro filho, Andrew.