Com uma autobiografia, Greenlights, que é lançada a 20 de outubro, Matthew McConaughey concedeu uma entrevista à People onde fala sobre a morte do pai, que perdeu quando tinha 22 anos.

"Recebi um telefonema da minha mãe. ‘O teu pai morreu’. Os meus joelhos fraquejaram. Não podia acreditar. Ele era o meu pai. Ninguém ou nada poderia matá-lo. Exceto a minha mãe", começa por contar de forma irónica. "Ele disse a mim e aos meus irmãos: ‘Rapazes, quando eu for, estarei a fazer amor com a vossa mãe’. E foi isso que aconteceu. Ele teve um ataque cardíaco quando chegou ao clímax", revela o ator sobre o pai, James Donald McConaughey, que morreu em 1992.

Mary 'Kay' Kathleen McConaughey e James Donald McConaughey foram casados três vezes e o ator recorda que comunicavam através da violência. O pai do ator morreu sem ver o sucesso de McConaughey em Hollywood que ganhou um óscar pela sua perfomance no filme Dallas Buyers Club. O tema é abordado na sua autobiografia.

McConaughey é casado desde 2012 com a modelo brasileira Camila Alves. Os dois são pais de três crianças: Levi (12 anos), Vida (10 anos) e Livingston (8 anos).