Rita Ferro Rodrigues

Rita Ferro Rodrigues

Instagram

Rita Ferro Rodrigues escolheu uma fotografia de quando era criança para assinalar nas redes sociais o 101.º aniversário da sua avó paterna, Marieta Cidade Barreto Ferro Rodrigues.

“Este texto vai ser longo e, provavelmente, poucas pessoas vão querer lê-lo. Não faz mal. Escrevo-o para que a memória de uma mulher extraordinária não se perca. Escrevo-o para que a vida da minha avó – como a de tantas outras mulheres notáveis – não caia na invisibilidade. Escrevo-o para os meus filhos, para o meu pai e para o tio, para os meus netos, para os meus bisnetos, para o meu querido avô Eduardo que me vai acompanhar em cada passo, lá na sua caminhada de elefante eterno, sabendo que cada palavra é verdadeira, justa e urgente”, começou por escrever a antiga apresentadora da SIC no Instagram.

Rita com a avó e o irmão, João

Rita com a avó e o irmão, João

Instagram

“Resiste forte neste mundo, acredito eu, por amor. Pelo amor que sente, pelo amor que recebe todos os dias. Pelo amor que viveu com o meu avô, que já não está entre nós, mas que na cabeça dela permanece vivo. Pelo amor militante e abnegado pelos filhos todos. Os que estão vivos – Eduardo, meu pai, e Paulo, meu tio – e pelo filho que morreu no parto, sofrimento que a dilacerou, que momentaneamente a fez perder a vontade de viver, mas do qual recuperou com coragem. Estoica, seguiu em frente, mais forte mas também mais endurecida pelo tremendo desgosto”, prosseguiu já no seu blogue, Elefante de Papel, onde pode ler o texto na íntegra.

“Aos 101 anos, o pensamento da minha Marieta já está noutros lugares. A avó está sempre num passado longínquo, onde felicidade e tristeza, juventude e velhice, se conjugam num presente desfocado”, escreveu ainda Rita Ferro Rodrigues, referindo-se ao facto da sua avó já não ter a memória de outros tempos.

Recorde-se que recentemente a família da apresentadora de televisão passou por um momento delicado com a morte de Sofia, a avó paterna do seu marido, o assistente de realização Rúben Vieira. Saiba mais aqui!