Na manhã desta sexta-feira, dia 4, Custódia Gallego esteve à conversa com Cláudio Ramos no 'O Programa da Cristina'. A atriz falou sobre os seus projectos profissionais, mais especificamente do seu papel na novela da SIC, 'Nazaré', e tocou num assunto que lhe é muito próximo.

Matilde, a sua personagem, sofre de cancro e a atriz perdeu o filho mais velho, Baltazer, para a mesma doença. Tinha 31 anos. “Comecei com uma personagem que podia implicar muito, emocionalmente, para mim, mas nós atores é isso que fazemos. Quanto mais experiências emocionais tivermos, mais fácil é colarmo-nos nas situações das personagens que nos oferecem", disse.

A primeira entrevista de Custódia Gallego após a morte do filho: “Estou a reaprender a respirar”

Apesar do tema ser delicado, a atriz conta que a personagem "foi tão fácil como outra qualquer." Uma das razões está na relação que mantém com Carolina Loureiro, a protagonista da novela. "E depois aquela equipa, aquela Carolina, fomos muito generosas uma com a outra, foi quase como colocar o universo das duas personagens a nós próprias como profissionais da área. Quando os nossos colegas nos facilitam a vida em termos de profissionais, ficamos livres para fazer tudo, para criar", refere.

Custódia recorda o ano difícil que viveu no ano passado, com a morte do filho, em agosto de 2018. “Às vezes ainda acho que pode ser mentira”, confessou.

O apresentador questionou a atriz sobre como é que o seu "coração conseguiu ir trabalhar". Ao qual a atriz responde "para me distrair". Recorde-se que Custódia voltou aos palcos nove dias após a morte do filho.

Tudo o que me consegue focar quase a 100% a minha cabeça e o meu corpo é bom porque tudo o resto… É uma pessoa que viveu comigo 31 anos, portanto, tenho muito mais saudades do que se tivesse deixado de existir uma pessoa de cinco anos. Isto é horrível de se dizer, mas é a realidade. É muita pessoa para eu não sentir falta todos os dias, a toda a hora, em todos os momentos”, continuou.

Custódia diz não acreditar em Deus: “Acredito/acreditava na humanidade, na ciência. E a explicação que tenho para mim é que o caus do universo teve um deslize.

Consegues desculpar?”, perguntou Cláudio. “Não, ainda não. Dizem os entendidos que ainda não. Estou a fazer o processo de deixa cá ver quando é que é”, respondeu a atriz.

Custódia Gallego tem ainda outro filho mais novo, Rafael.