Há muito que o príncipe Carlos de Inglaterra e a mulher, Camilla, começaram a assumir parte da agenda oficial da rainha Isabel II, de forma a tornar a sua carga laboral mais leve, atendendo à sua provecta idade, 93 anos. Também os netos William e Harry e as respetivas mulheres, Kate e Meghan, já representam a soberana em muitas ocasiões e tudo indica que isto foi uma forma encontrada por Isabel II para, daqui a dois anos, abdicar tranquilamente do trono a favor do filho, com a certeza de que este está preparado para as exigências do cargo.
A imprensa britânica garante que a decisão já está tomada e que monarca fará uso do Regency Act de 1937, estabelecido pelo Parlamento Britânico, que permite que a soberana transfira todos os seus poderes para o filho, apesar de manter o título de rainha.
2021 será o ano estipulado por Isabel II de Inglaterra para levar uma vida mais pacata ao lado do marido, duque de Edimburgo, que se afastou da vida pública em 2017, devido à idade e aos problemas de saúde.