Felipe e Letízia de Espanha retidos no avião na chegada à Argentina

Momento insólito aconteceu este domingo, dia 24 de março.

Famosos

Getty Images
Fotonoticias

Letízia e Felipe de Espanha já estão em Buenos Aires, mas pisar chão argentino demorou um pouco mais do que o esperado. No aeroporto de Jorge Newbery, uma comitiva de personalidades aguardavam a primeira visita oficial dos reis ao país da América do Sul, mas o avião que transportou o casal não facilitou o processo.

O Airbus A310 da Força Aérea Espanhola aterrou, como previsto, às vinte e uma horas locais, mas foram precisos cerca de sessenta minutos para fazer descer Felipe e Letízia da aeronave.

Os serviços protocolares da realeza espanhola escolheram esta pista com localização estratégica, precisamente no centro de Buenos Aires, mas esqueceram-se de uma pequeno pormenor. É que, no momento, não existia disponível no aeroporto nenhuma escada com altura suficiente para chegar à porta do avião. Dado à menor utilização da estrutura para receber grandes aviões, encontrar uma escada à altura foi um desafio.

Já com os pés assentes em terra firma, os monarcas mostraram-se sorridentes, cumprimentaram as autoridades presentes e apertaram a mão ao Ministro Espanhol dos Negócios Estrangeiros - Josep Borrell -, ao seu homólogo argentino - Jorge Faurie -, e aos embaixadores de Espanha em Buenos Aires e da Argentina em Madrid - Javier Sandomingo e Ramón Puerta -.

O relógio marcava quase as vinte e duas horas e chegou a equacionar-se a hipótese de a aeronave voltar a descolar para aterrar no aeroporto principal de Buenos Aires, a 33 quilómetros de distância. Uma vez resolvida a situação caricata, Letízia e Felipe dirigiram-se para o hotel onde vão ficar os hospedados até terça-feira, dia 26 de março. Seguem, depois, para Córdoba onde participarão na inauguração do VIII Congresso Internacional da Língua Espanhola.