Ágata vivia em Chaves, Vila Real, há cerca de 17 anos, lugar para onde se mudou por amor, no início do romance com Francisco Carvalho - pai de Francisquinho, o filho mais novo da artista. Em Lisboa, mantinha também uma casa que, na maioria das vezes, só visitava em estadias profissionais.

Mas parece que a cantora deixou de ser vista na cidade do homem que reergueu o Desportivo de Chaves e quem o conta são os vizinhos, do alegado ex-casal, à revista TV7 Dias: "Parece que o casamento deles terminou. Ela não teme estado por aqui... nunca mais ninguém a viu".

Na rua onde o empresário tem a maior mansão da cidade, Ágata não era reconhecida como simpática, nem pessoa de fácil trato, por quem lá morava e há mesmo quem assegure que "eles discutiam todas as noites e ele chegou a pô-la fora de casa". À mesma publicação, outra fonte acrescenta: "Segundo sei, eles separaram-se. Foi o que me contaram e, para dizer a verdade, eu já não a vejo aqui há meses. Antigamente ela vinha cá e eu vi-a a passar aqui à frente no Mercedes branco, mas há muito tempo que ela não está cá. Aliás, ela ia sempre aos jogos do Chaves, porque o marido é o presidente, e nunca mais a vi lá".

Apesar de tudo indicar que a história de amor entre os dois chegou ao fim, a verdade é que há quem, também em Chaves, tenha explicado à TV7 Dias, que: "Aquilo acabou mesmo. Mas já depois de eles se separarem e de ela se ter ido embora, ela voltou a ser vista por aqui", o que é natural uma vez que - pelo que a revista apurou - a cantora de 59 anos continua a ter todas as chaves da casa e, segundo uma fonte próxima do ex-casal, “eles estão separados desde o verão, mas essa é uma questão difícil porque ela de vez em quando vem a Chaves e fica lá em casa. E está sempre a ligar-lhe”.

Francisco Carvalho confirma a separação, explicando: "Estou sozinho e estou bem. Não deu, não deu! Mas somos amigos e a Ágata vem aí sempre que quer. Tem as chaves todas". O proprietário da editora Espacial, que tornou a cantora num sucesso nacional, preza o recato da vida pessoal e não se disponibilizou a dar mais declarações à revista. Mas, a citada fonte próxima do casal sublinha: “ela não quer deixar de ser a mulher do Sr. Francisco Carvalho, que ninguém diga que eles estão separados, porque ela não admite, zanga-se e desmente. Ela veio passar o Natal a Chaves com o Francisquinho e com o Francisco. As pessoas perguntaram-lhe se eles estavam separados, porque a deixaram de ver aqui, e ela ficou furiosa. Não aceita!”.