Após cerca de duas semanas de internamento num hospital de Lisboa, o estado de Joaquim Bastinhas continua a inspirar muitos cuidados. O cavaleiro foi operado pela primeira vez no passado dia 12 e foi submetido a nova cirurgia à região abdominal três dias depois.
Em declarações ao site da FLASH!, Helena Nabeiro, a mulher de Bastinhas garantiu que tudo tinha “corrido dentro da normalidade”. “Correu tudo bem. Era uma operação que já estava agendada e o Joaquim deve ter alta no início da próxima semana", afirmou.
Mas o que é certo é que o cavaleiro, de 62 anos, continua hospitalizado e a mesma publicação garante que o seu estado se agravou “devido a complicações no pós-operatório, que podem ter surgido a partir de uma infeção bacteriana. A situação requer cuidados mas está estabilizada, com Joaquim Bastinhas a permanecer em coma induzido”.
Recorde-se que os problemas de saúde de Joaquim Bastinhas começaram em 2015, depois de sofrer um grave acidente com uma máquina agrícola na sua herdade em Elvas. Contudo, tudo indicava que o cavaleiro estava totalmente recuperado quando regressou às praças portuguesas no passado mês de julho, na Figueira da Foz.