O cavaleiro Joaquim Bastinhas sofreu, em setembro de 2015, um acidente grave na sua herdade em Elvas. A recuperação tem sido demorada e o toureiro voltou ao bloco operatório esta quinta-feira, dia 15 de novembro, conforme contou a sua mulher - Helena Nabeiro - à revista FLASH!.
A mais recente intervenção cirúrgica aconteceu no Hospital da Luz, em Lisboa, já estaria programada há algum tempo e visou a região abdominal. Sobre o procedimento, Helena avançou: "Correu tudo bem. Era uma operação que já estava agendada e o Joaquim deve ter alta no início da próxima semana".
Recorde-se que a gravidade do acidente, com uma máquina agrícola, foi muito grande e que obrigou o cavaleiro tauromáquico a afastar-se das lides por dois anos devido às fraturas da bacia, de uma perna e de um pé e ainda uma rotura na bexiga.
A partir daí, Bastinhas foi operado por diversas vezes a lesões causadas pelo acidente, e a chegou a temer o final da carreira, como admitiu: "A certa altura pensei que nunca mais poderia montar, felizmente estou a recuperar e espero ainda dar muitas alegrias aos aficionados. O apoio dos amigos da festa foi fundamental.".