Iñaki Urdangarín e a infanta Cristina de Espanha

Iñaki Urdangarín e a infanta Cristina de Espanha

Getty Images

Depois de Iñaki Urdangarín ter sido condenado a cinco anos de dez meses de pena de prisão efetiva por crimes fiscais, no passado mês de junho, ganharam novo fôlego os rumores de que o seu casamento com a infanta Cristina de Espanha estava destinado a terminar. Mas a verdade é que a filha do rei emérito de Espanha parece determinada a continuar ao lado do homem com quem se casou em 1997 e teve quatro filhos: Juan Valentín, de 18 anos, Pablo Nicolás, de 17, Miguel, de 16, e Irene, de 13.

Esta semana, a revista espanhola Lecturas avançou que a infanta estava a decidida a avançar com o processo de divórcio para voltar a ser aceite no seio da família real, mas o seu advogado já veio desmentir essas notícias. "É falso. É uma informação sem qualquer fundamento, muito afastada da realidade", garantiu Miguel Roca à revista Semana.

Na origem dos rumores estão as declarações de uma alegada “fonte próxima” da infanta. "Ainda que Cristina ligue ao marido, por telefone, as visitas à prisão, tanto dela como dos filhos, foram diminuindo. Ao que parece, a infanta chegou mesmo a consultar um advogado especializado em divórcios. Pesaram nesta decisão os conselhos das amigas e primas, que não suportam Iñaki desde que este lhe foi infiel", terá dito à Lecturas, acrescentando que a irmã do rei Felipe VI já estaria, inclusivamente, a procurar um apartamento em Madrid para poder voltar a Espanha.

Recorde-se que, pouco depois do início do processo que ditou a prisão de Iñaki Urdangarín, a família viu-se obrigada a trocar um palacete num exclusivo bairro de Barcelona, Espanha, por um apartamento em Genebra, Suíça, para se afastar do assédio mediático. Decorria, então, o ano de 2013 e a filha dos reis eméritos Juan Carlos e Sofía de Espanha acabou por ficar em terras helvéticas para garantir uma vida mais tranquila aos quatro filhos. As visitas da família começaram a ser cada vez mais raras, à exceção da rainha emérita que tem sido o grande apoio da filha e dos netos.