As primeiras palavras da infanta Leonor em ato oficial

Leonor de Borbón y Ortiz leu o Artigo I da Constituição, no âmbito da comemoração do 40º aniversário da Carta Magna.

Famosos

OSCAR DEL POZO

Não é um primeiro discurso em público. É, sim, a leitura de um documento fundador de Espanha. Leonor, a filha primogénita de Felipe VI e de Letizia Ortiz, é a primeira na linha de sucessão ao trono e estreou-se oficialmente, hoje, no dia em que celebra 13 anos.

Leonor de Borbón y Ortiz falou, esta manhã pelas dez horas no Instituto Cervantes, a seguir ao discurso do seu pai. A princesa leu o Artigo I da Constituição, no âmbito da comemoração do 40º aniversário da Carta Magna em Madrid.

A escolha deste primeiro ato oficial não é um acaso. A ideia é vincular a princesa, e a sua presença, a um documento fundador do país. Mais um passo para a infanta que, em janeiro de 2018, foi condecorada com o Tosão de Ouro. Por essa ocasião, Felipe VI recordou que Leonor devia “guiar-se em permanência pela Constituição” espanhola, “cumprindo-a e respeitando-a”. A rainha Letizia e a infanta Sofia, mãe e irmã de Leonor, também estiveram presentes.

Recorde-se que, também o pai da princesa Leonor se estou institucionalmente aos 13 anos, em 1981, com a leitura do seu primeiro discurso nos Príncipe das Astúrias.

Percorra a galeria a baixo e veja como tem crescido Leonor nos últimos 13 anos.