Palma de Maiorca é o destino de férias habitual da família real que já se encontra na ilha, à exceção do rei emérito, pai de Felipe VI. Este domingo, o rei falou aos jornalistas sobre a ausência de Juan Carlos, mas explicação não convenceu toda a gente.

"Está a recuperar satisfatoriamente. Mas está muito irritado porque realmente queria vir e os médicos o aconselharam-no a não se mexer muito", avançou o rei Felipe VI.

Na sexta-feira passada, a casa real espanhola já tinha emitido um comunicado onde referiu que Juan Carlos não devia fazer esforços e sobrecarregar uma lesão antiga "que tem gerado problemas musculares associados nas regiões lombar e cervical".

Mas de acordo com o El Español o rei Felipe VI terá banido os pais das férias, em particular Juan Carlos, à luz do recente escândalo. O rei emérito estará envolvido numa polémica sobre paraísos fiscais e terá usado a amante como testa de ferro dos bens detidos no estrangeiro. O caso tornou-se público recentemente.

Esta segunda-feira, a rainha Sofia foi vista em Palma de Maiorca a visitar a família, não ficando assim a acompanhar o estado de saúde do marido.

Espreite as fotografias de Letizia, Felipe VI e as filhas Sofia e Leonor e veja como família real quebrou uma tradição de 40 anos, aqui.