Na madrugada desta segunda-feira, 26 de agosto, os portugueses acordaram com um sismo de magnitude 5,4 na escola de Richter. O epicentro do abalo foi registado às 5h11 da manhã, a 58 quilómetros a oeste de Sines, e terá ainda afetado regiões de Marrocos e Espanha.
Nas redes sociais, foram várias as caras conhecidas que falaram sobre o “susto” que tiveram ao acordar “com o quarto a tremer” como foi o caso de Ana Garcia Martins. “Ai filhos, acordar às cinco e tal da manhã é sempre mau, mas acordar com o quarto a tremer, durante aquilo que me pareceram três horas, é todo um outro nível. Estou mal disposta de tão nervosa. Espero que estejam todos bem”, escreveu na legenda da publicação.
Luciana Abreu explicou como foi a reação das filhas: “A Amoor só acordou comigo em cima dela. ‘O que é isto mamã? É a terra com cociguinhas. Nana filha’. Bom… A preparar-me para a primeira explicação do que é um terramoto, ao pequeno-almoço, com as gémeas. Mais nenhuma acordou! Deve ter sido o meu peso! Kereduuuuuuuu. Não passou de um susto”, lê-se.
“E testemunhar a minha reação mais instintiva e imediata? Não sei se ria se chore”, disse Ana Marques.
Já Nuno Markl não sentiu praticamente nada: “Com a breca. Se não fosse o meu filho ter gritado ‘TERRAMOTO’, eu não tinha acordado. Já não senti nada, a não ser um ligeiro fade out que parecia um avião a afastar-se – ele diz que já me tinha chamado duas vezes, e eu. Fui aquele tipo de pessoa ensonada que diz ‘dorme, foi um sonho’, até as redes sociais me dizerem que tinha acontecido mesmo. As cadelas estavam surpreendentemente calmas. Como foi por aí?”, contou.
Manuel Luís Goucha afirmou: “Estava a dormir há apenas de três horas. E acho que esta noite não prego mais olho!“.
“Vamos lá a saber afinal quantos é que se foram abrigar debaixo de uma mesa como aprendemos na escola? E já agora, já podemos sair?”, disse Pedro Fernandes.
Joana Cruz acrescentou: “Uma palavra para este acordar de hoje: dasssss. Estamos todos acordadinhos, verdade? Bom dia e até já”.
“Quem foi o espertinho… que marcou este serviço despertar?”, questionou Diogo Morgado.
Vanessa Rebelo, mulher de Simão Sabrosa, referiu: “Nem consigo voltar a dormir”.
“No princípio foi o som. Uma espécie de rumor subterrâneo, um quase rugido da Terra, e a certeza: isto é um sismo! Que susto. Que estranha e assustadora sensação. Passou rápido. Tudo a dormir. Todos bem. Que comece a semana”, descreveu Pedro Ribeiro.
“Primeira vez que senti um terramoto… Tinha acabo de despertar 5 minutos antes para conceber a minha rotina matinal antes de ir treinar. Que sensação de impotência“, disse Pedro Barroso.
“Sentiu-se e bem!”, afirmou Silvia Rizzo.