Esta segunda-feira à noite, dia 16 de janeiro, Rodrigo Guedes de Carvalho surgiu em vídeo, na sua conta oficial no Instagram. O jornalista e pivô da SIC decidiu partilhar uma reflexão, com os seus seguidores, sobre um tema que lhe é caro: a proteção dos animais.
Assumidamente ‘amante’ de animais, o rosto da informação de Paço de Arcos decidiu desabafar sobre a atual falha da constituição portuguesa. Por lei, quem maltrata ou abandona animais deve ser punido com um crime mas, como diz, existe um “travão” que impede que isso seja realmente cumprido.
Em vídeo, o jornalista começou por referir: “Há uns anos fiquei muito contente quando vi escrito na lei portuguesa que maltratar os animais, abandonar os animais, espancar animais, deixá-los à sua sorte nos caixotes do lixo, ao frio, ao calor terrível, tudo isso passaria a ser crime“, começou por dizer.
“O problema é que apesar das denúncias corajosas que vão aparecendo, a lei não resulta em condenações. Porquê? Porque a Constituição opera um travão“, denunciou o jornalista, para, de seguida, lamentar quem ainda trata os animais como ‘coisas’.
“Não deveria ser preciso nesta altura, o Portugal do novo milénio, explicar que os animais não são coisas. Não perceber isto é não perceber o que é ser humano“, rematou o pivô.
Desde a partilha feita nas redes sociais, a caixa de comentários da publicação tem-se enchido de múltiplas reações, todas aplaudindo as palavras de Rodrigo Guedes de Carvalho.
Cláudia Vieira, João Baião ou Bárbara Guimarães foram algumas das personalidades a agradecer o discurso do jornalista, assim como muitos dos fãs e seguidores do comunicador.