Vários locais do país foram afetados pelas chuvas fortes nos últimos dias, o que levou mesmo à morte de uma mulher devido à inundação numa cave. Os bombeiros têm sido solicitados para “um número sem fim de ocorrências”, entre as quais, um desabamento na Trafaria, em Almada.
“Fomos solicitados para um desabamento de terras na freguesia da Trafaria onde segundo populares teria soterrado um cão de grande porte. A equipa de intervenção ao chegar ao local deparou-se com um cão de seu nome ‘RUGAS’ que se encontrava totalmente soterrado por terra e pedras de grande peso o que nos levou a pensar no pior”, começaram por dizer os Bombeiros Voluntários da Trafaria na sua conta de Facebook.
Felizmente, o pior não aconteceu e Rugas foi resgatado. “Depois de um trabalho minucioso e exaustivo por parte de todas as equipas no local conseguimos chegar ao ‘Rugas’ e constatar que ainda se encontrava vivo o que nos deu ainda mais força e motivação para continuar os trabalhos de remoção. É verdade, o Rugas passou por um grande susto, mas felizmente acabou são e salvo junto dos seus donos. É tão gratificante quando as histórias acabam com um final feliz”, acrescentaram, agradecendo ainda ao “serviço de Proteção Civil de Almada o envio de uma equipa de veterinários do canil Municipal”, que os acompanhou e observou o Rugas.
O IRA – Intervenção e Resgate Animal partilhou o vídeo do resgate nas redes sociais: “Os elementos ouviram o Rugas ganir e imediatamente encetaram esforços para localizar o animal, que se encontrava debaixo de pedras e terra. Com recurso a um martelo demolidor e muita paciência, foram partindo o pedregulho que se encontrava a esmagar o Rugas. Mas tinham de agir rápido numa luta contra o tempo e contra a compressão que pudesse estar a existir sobre o Rugas, retirando os pedaços de pedra que se separavam e a terra que se acumulava”, lê-se. Após ser observado, Rugas foi entregue aos seus detentores.
O vídeo emocionou mais de 23 mil internautas, inclusive Rita Pereira, que está de férias em Cabo Verde e não conseguiu ficar indiferente: “E eu aqui a chorar baba e ranho… Que maravilha vocês existirem. Obrigada”, escreveu nos comentários.
Veja o vídeo do resgate: