A invasão da Ucrânia é um assunto muito próximo a Susana Ramos Dias, uma vez que que a ama que cuida do filho, o pequeno Salvador, de quatro anos, é ucraniana. Nas redes sociais, a psicóloga fez um sentido desabafo sobre o amor que sente por Luba.
“A Ucrânia que abraça o meu filho desde o dia que ele nasceu e que abraça a minha vida há mais de uma década! A Ucrânia que tem sorriso espontâneo e brinca a todo o segundo. A Ucrânia que cuida de mim, da minha família…mas cuida com alma”, começou por escrever.
“Cuidou de mim nos melhores momentos que tive mas cuidou ainda melhor quando o meu chão fugiu há 2 anos e, sem forças, cuidou hoje, enquanto se movimentava devagar para ver o fato de carnaval que o Salvador levou para a escolinha. Por cada movimento deixava uma lágrima fugir e movia-se um pouco mais devagar como se alguém lhe espetasse faças em todo o corpo! ‘Menino Salvador está lindo’ – dizia ‘é arco-íris Susana, não vai ficar nada bem!’ enquanto tentava segurar toda a dor dentro dos olhos!”, continuou.
“Pediu para tratar da roupa, dois pisos estrategicamente abaixo. Estar sozinha e lá foi… foi mais forte que eu, ir ouvi-la sem entender uma palavra de ucraniano e ela lá falou, muito pouco. Desligou o telefone e sinto-lhe o ar a sufocar o peito, sinto-a desesperada, ouço-a chorar, e eu escondida e sentada nas escada chorei para que ela não visse! Não tinha palavras para lhe dar. Mas tenho amor, amor à Ucrânia que ama o meu filho como se fosse dela, que não sabe estar longe dele, nem ele dela!”, acrescentou.
“Tenho amor a esta Ucrânia que cuida do meu filho! Esta Ucrânia é minha se está dentro do coração do meu filho mais minha é, nossa! E se a Ucrânia está dentro do coração da minha, nossa Luba, então aqui também nós temos Ucrânia no coração. Esta guerra atacou o coração da minha casa. A cada ‘minha Ucrânia…ah minha Ucrânia, família, como vai ser?’ Eu só juro a pés juntos que vou encontrar um jeito. Ah se vou. Porque defendo a minha família! E a Luba, se traz a Ucrânia no peito, então, também nos a amamos!”, rematou.