André Santos é um médico veterinário muito famoso nas redes sociais, onde partilha o seu dia-a-dia com os animais e muitas dicas para os donos. Por norma, surge sempre muito sorridente, mas esta terça-feira, 30 de agosto, foi diferente.
O namorado da ex-apresentadora do Fama Show, Jani Gabriel, partilhou um vídeo, onde surge em lágrimas, para falar sobre dois temas: eutanásia e saúde mental. “Há uns dias, adormeci o ‘Patinhas’. Foi uma decisão difícil com os donos, mas foi para o seu melhor”, começou por escrever, mostrando fotografias do animal, um gato, na galeria.
“No dia seguinte eu estava a lutar contra as minhas emoções negativas, acordei a não sentir-me bem, a pensar na perda de um dos meus pacientes mais queridos!“, acrescentou. “Como sempre faço, meditei, bebi o meu café e de repente comecei a chorar. Estava a sentir uma profunda necessidade de libertar todos os meus sentimentos tristes e negativos, e chorar soube-me bem.”
“Os médicos veterinários são um dos profissionais com maior índice de suicídio e a eutanásia e a perda de pacientes provavelmente são a causa”, afirmou.
André deixou ainda algumas palavras de apoios e dicas para quem está a passar por uma fase mais delicada: “É importante saber que, se tem emoções negativas e tristes, não está sozinho. Chorar é na verdade uma maneira de libertar essas emoções. Não existe vergonha em mostrar vulnerabilidade“, destacou.
“Terapia, meditação, boa alimentação e nutrição, exercício e estar rodeado por amigos e família. Tudo isso, quando praticado de forma disciplinada, irá ajudar. Lembre-se, não está sozinho. Libertar toda a dor interior é a melhor maneira de lidar cronicamente com essas lutas diárias”, rematou.