Liliana Campos luta há mais de 30 anos contra uma doença crónica chamada Doença Venosa Crónica, que “corresponde a uma anomalia do funcionamento do sistema venoso causada por uma incompetência das válvulas que existem nas veias, associada ou não à obstrução do fluxo venoso”.
Depois de recentemente ter dado vários testemunhos sobre a sua luta diária contra a doença, a apresentadora de ‘Passadeira Vermelha’, da SIC Caras, decidiu agradecer o carinho e apoio dos seus seguidores, voltando a abordar alguns aspetos deste problema de saúde.
Através da sua conta de Instagram, Liliana Campos referiu: “Nunca pensei ter um retorno tão grande da vossa parte, o que agradeço com todo o coração. E é por ter tido todo esse retorno, que vou continuar a falar deste assunto, para aqui partilharmos dicas e experiências“, começou por referir.
“Confesso que adoro saltos altos. E por motivos profissionais, uso muitas vezes. Os saltos altos por si só não causam varizes, mas não são o mais indicado para usar todos os dias, durante o dia todo, porque não ajudam ao retorno venoso (na verdade, o salto mais indicado é um salto entre 3 a 4cm, sabiam!? Nem muito alto, nem muito baixo!)“, escreveu a apresentadora.
“Por isso quando uso saltos mesmo altos, tento compensar, não estando demasiado tempo em pé, e muito menos parada no mesmo lugar. É importante andar, para ativar a circulação. Depois, quando chego a casa e se tiver coragem, dou umas chuveiradas de água fria do joelho para baixo, senão coloco um gel-creme com um efeito refrescante para aliviar os sintomas e faço por descansar uns 20 minutos com as pernas levantadas lá bem para cima“, assumiu ainda.
No final, Liliana Campos rematou o texto com uma nota importante: “Beber água! Muito importante! Bebo o máximo de água que consigo! Durante o dia com um drenante, ou mesmo sem nada, porque limpa o organismo e ajuda a combater os sintomas como as pernas pesadas e cansadas“.
Liliana Campos fala sobre doença crónica: “Não consigo estar em pé muito tempo”