“Lembram-se do Chico Chicaia?”. Foi assim que Fátima Lopes começou por dar a triste notícia do amigo que morreu esta quarta-feira, 12 de outubro. A apresentadora recordou o homem que ajudou a tirar das ruas de Lisboa e recuperou com a ajuda da Comunidade Vida e Paz.
“Eu e o Chico criámos uma relação muito forte. Chamava-me madrinha, por o ter desafiado a sair da rua e continuar a acompanhar todos os passos da sua vida, ajudando em tudo o que podia. O Chico era uma pessoa muito estimada na Comunidade. Era um homem bom. Um verdadeiro colega. Um homem de família”, afirmou na legenda da galeria onde surge com Chico Chicaia.
“Concretizou o sonho de recuperar os seus documentos e com isso poder trabalhar e ser um cidadão pleno. Cumpriu todo o programa de recuperação e integração e estava já a viver num apartamento e a trabalhar. Mas a doença pregou-lhe uma rasteira e em pouco mais de 2 meses, venceu-o. O meu querido Chico Chicaia partiu ontem, deixando-nos a todos profundamente tristes”, acrescentou.
Fátima Lopes lamentou não ter conseguido concretizar o seu último desejo: “Levá-lo à terra natal, São Tomé e Príncipe, para reencontrar os filhos que lá vivem”, contou.
“Para mim o Chico é e será sempre, um homem inspirador. Alguém que eu tive o privilégio de conhecer e de fazer parte da sua vida. Alguém que entendia que a vida tinha de ser vivida sempre com um sorriso, independentemente dos desafios que nos colocava. Vou ter saudades tuas, Chico. Principalmente do teu abraço”, rematou.