Emocionada, Céline Dion revela distúrbio neurológico muito raro: “Tem sido muito difícil para mim”

A cantora abriu o coração e falou sobre esta condição de saúde que, por vezes, impossibilita-a de “usar as cordas vocais para cantar”.

PARIS, FRANCE – JULY 03: Celine Dion attends the Valentino Haute Couture Fall/Winter 2019 2020 show as part of Paris Fashion Week on July 03, 2019 in Paris, France. (Photo by Jacopo Raule/Getty Images)
PARIS, FRANCE – JULY 03: Celine Dion attends the Valentino Haute Couture Fall/Winter 2019 2020 show as part of Paris Fashion Week on July 03, 2019 in Paris, France. (Photo by Jacopo Raule/Getty Images)

Famosos

Esta quinta-feira, 8 de dezembro, Céline Dion recorreu à sua página de Instagram para revelar aos fãs que foi diagnosticada com um distúrbio neurológico muito raro.

“Sempre fui um livro aberto e não estava pronta para dizer nada antes, mas agora estou. Tenho vindo a lidar com problemas de saúde há muito tempo e tem sido muito difícil para mim enfrentar isto tudo. Recentemente, fui diagnosticada com um distúrbio neurológico muito raro chamado Síndrome da Pessoa Rígida, que afeta uma pessoa num milhão, revelou a cantora, muito emocionada, no vídeo que publicou.

“Infelizmente, os espasmos afetam todos os aspetos da minha vida diária”, continuou, explicando que a sua condição de saúde lhe causa dificuldades em andar e impossibilita-a de, por vezes, “usar as cordas vocais para cantar”.

PROBLEMAS DE SAÚDE OBRIGAM CÉLINE DION A ADIAR DIGRESSÃO EUROPEIA

“Dói dizer-vos hoje que isso significa que não estarei em condições de reiniciar a minha digressão pela Europa em fevereiro”, anunciou, de seguida.

Por fim, Céline Dion disse que conta com a ajuda e apoio de uma grande equipa de médicos, tal como dos filhos – René-Charles, de 21 anos, e os gémeos Eddy e Nelson, de 12 – e de família próxima. “Estou a trabalhar arduamente com o meu fisioterapeuta todos os dias para recuperar a minha força e a minha capacidade de desempenho novamente, mas tenho que admitir que tem sido uma luta”, afirmou.

Síndrome da Pessoa Rígida (SPR): o que é?

Segundo o Manual MSD, esta síndrome faz com que os músculos se tornem cada vez mais rígidos e aumentem de tamanho. Começa no tronco e no abdómen mas, posteriormente, acaba por afetar os músculos do corpo todo.

“Geralmente, a síndrome da pessoa rígida avança, conduzindo à invalidez e à rigidez de todo o corpo”, pode ler-se ainda.