Ana Garcia Martins recorreu à sua conta de Instagram para desabafar sobre os e-mails da sua contabilista. Desta vez, um “comprovativo da entrega da declaração recapitulativa do quarto trimestre de 2022”. Percebeu de imediato do que se trata? A influencer não.
“É impressionante, mas não há um mail da minha contabilista que eu perceba à primeira. Um! Fico sempre a olhar, feita burra, a ouvir grilos na minha cabeça e a perguntar-me ‘isto é para fazer o quê mesmo?’. E, invariavelmente, a minha resposta a estes mails é ‘Joana, isto é para fazer o quê?’, que assim, enquanto ela responde e não responde, eu ganho tempo para tentar decifrar”, começou por escrever.
“Soa-me tudo a física quântica, mas em pior porque, regra geral, é para pagar alguma m****. É sempre para pagar alguma m****. Ou o IRC, ou o IVA, ou um pagamento por conta, ou qualquer imposto ou taxa que nasceu entretanto, que o Estado é muito criativo no que toca a inventar maneiras de nos fazer largar dinheiro“, acrescentou.
“Juro que às vezes chega um mail da contabilista e não abro logo, deixo-o ficar ali umas horas a marinar, para me preparar mentalmente para o embate. Desculpem, contabilistas, mas odeio-vos, para mim estão ao nível dos fiscais da EMEL. E também odeio faturas, reconciliação de contas, burocracias fiscais assim em geral. Pronto, já desabafei, já estou mais calma. Peace“, rematou.
As reações à publicação
Alguns seguidores identificaram-se com Ana Garcia Martins, incluindo Jessica Athayde, que disse que o seu contabilista “recebe logo uma chamada. Passo a vida a pagar m***** que nem percebo o que são”. Enquanto outros atiram: “Nós contabilistas também sofremos, principalmente nos casos que o cliente é desorganizado”, “O problema não é dos contabilistas, é mesmo do Estado!” e “Nós, contabilistas, odiamos tanto a burocracia como os nossos clientes. Mas a verdade é que não vivem sem nós” são alguns exemplos.