Catarina Gouveia vive uma nova fase da sua vida, com o nascimento da primeira filha, fruto do relacionamento em comum com Pedro Melo Guerra, tendo os dois casado em outubro de 2020. No entanto, depois de ter dado a notícia do parto da bebé, a publicação feita nas redes sociais deu que falar.
A fotografia foi azo de centenas de comentários pela Internet, com muitos internautas a reagirem à ‘boa imagem’ que a também influencer apresentava, um dia depois do nascimento da filha, e quando ainda se encontrava no hospital, criticando o que consideraram como ‘vulgarização‘ do parto. Apesar do rol de comentários mais negativos, várias figuras públicas acabaram por defender a atriz, como foi o caso de Catarina Mira ou Mel Jordão.
Pipoca Mais Doce crítica pós-parto de Catarina Gouveia: “Criança acabada de chegar em encomenda”
Até ao momento, Catarina Gouveia continuava resguardada das suas redes sociais, sem ter feito mais publicações desde o dia 27 de maio. No entanto, quase uma semana depois, a atriz achou que seria a altura ideal para quebrar o silêncio, e falar sobre o ‘tumulto’ provocado pela sua publicação.
Na noite desta quinta-feira, 2 de junho, e através de um longo desabafo, partilhado nas stories do Instagram, a atriz começou por contar estar a viver uma “ótima fase“, estando longe das redes sociais “pelo melhor motivo de sempre“, falando num “bolha de amor única e inexplicável” que é o pós-parto.
No entanto, depois disso, Catarina decidiu comentar a polémica: “Decidi distanciar-me daquilo que me estava a criar alguma toxicidade e daquilo que se tornou mesmo impraticável, que foi o poder consumir a minha própria casa digital“, começou por referir a atriz.
“Abrir o meu Instagram tornou-se impossível porque era – e ainda continua a ser, lamentavelmente, mas agora está mais calmo – um campo de batalha entre mulheres que se agrediam umas às outras ou que me agrediam diretamente e gratuitamente. Mesmo com agressões disfarçadas de humor“, declarou.
Antes de dar novos pormenores sobre o parto, Catarina Gouveia assumiu: “Lamento profundamente, e nunca foi minha intenção magoar uma mulher ou um homem com aquela fotografia. Nunca foi minha intenção sobrevalorizar-me ou subestimar uma mulher com a partilha da imagem“, disse.
Catarina Gouveia mostra novas imagens da filha recém-nascida
Ao referir que se tratou apenas de uma fotografia “mal interpretada“, a atriz referiu que apenas quis dar voz àquela que foi “uma experiência que foi, efetivamente, muito positiva“, voltando a saldar que o nascimento da filha foi, até agora, um dos melhores acontecimentos da sua vida.
Depois das reações aos fortes comentários disseminados pelas redes sociais, Catarina Gouveia continuou a ‘falar’ com os seus seguidores, ao mencionar que entrou em trabalho de parto “de forma muito rápida“, mas que tudo foi tratado de forma “saudável e respeitável“. A atriz fala de um “desafio doloroso“, mas que atribui um “empoderamento único” enquanto mulher.
E ao referir o processo de parto, Catarina Gouveia voltou a insistir na forma como se chegou à fotografia publicada, justificando como um processo “espontâneo e natural“, justificando inclusive a roupa escolhida como “as que sempre uso“, a maquilhagem como “ritual de higiene que habitualmente sigo“, e inclusive a pose ou a qualidade da imagem, que atribuiu à máquina fotográfica utilizada.
Na reta final da gravidez, Catarina Gouveia diz: “Sempre tive a certeza de que nasci para ser Mãe”
“Foi assim uma fotografia que eu nunca pensei que pudesse gerar tanta polémica, tantas ofensas e tantos julgamentos“, lamentou.
Fazendo mais uma referência à nova rotina com o nascimento da filha, Catarina Gouveia concluiu o desabafo com justificação de que não decidiu “ser fútil“, apenas por ter decidido cuidar de si após o nascimento da bebé: “Eu não tenho a obrigatoriedade de representar outras mulheres numa fotografia em que comunico o nascimento da minha filha. Só tenho que representar-me a mim e aquilo que foi para mim o momento“, disse ainda.
No vídeo abaixo, veja o momento em que Catarina Gouveia tece alguns comentários sobre a polémica em que se viu envolvida, e justifica a publicação da imagem que gerou discórdia: