Várias celebridades têm ajudado a Ucrânia de diversas formas. David Beckham, por exemplo, anunciou este domingo, 20 de março, que iria ceder a sua conta de Instagram, com mais de 71 milhões de seguidores, a Iryna, uma médica ucraniana a trabalhar no Centro Perinatal de Kharkiv, no Nordeste da Ucrânia, que sofre com bombardeamentos todos os dias pelas tropas russas.
“Hoje estou a entregar as minhas redes sociais a Iryna, chefe do Centro Perinatal Regional em Kharkiv, na Ucrânia, onde ela está a ajudar mães a dar à luz. Veja as minhas stories para saber mais sobre o trabalho incrível que Iryna e profissionais de saúde como ela estão a fazer para salvar vidas na Ucrânia”, escreveu na legenda da publicação, incentivando as pessoas a doarem para um fundo da UNICEF que ele criou para ajudar crianças e famílias afetadas pela guerra.
A médica partilhou várias fotografias de médicos a tratar de bebés recém-nascidos e pacientes num abrigo anti-bomba e também imagens de máquinas que foram doadas pela UNICEF, agência da ONU da qual o antigo jogador de futebol é embaixador.
Iryna contou ainda que alguns dos bebés que estão nos cuidados intensivos não podem ser transferidos para o abrigo porque dependem de equipamentos. “Foram três horas terríveis que passámos juntos. Infelizmente, não podemos levar bebés que estão em terapia intensiva para o abrigo porque eles dependem de equipamentos que salvam vidas. Os primeiros dias foram os mais difíceis. Tivemos que aprender a trabalhar com bombardeamentos e ataques”, explicou.
A médica revelou ainda, citada pelo iNews, que está permanentemente na unidade, trabalhando também como anestesista pediátrica e oferece apoio emocional aos pacientes. Iryna partilhou ainda uma fotografia de uma mulher chamada Yana a embalar o filho, Mykhailo, que disse ter recuperado depois de nascer no segundo dia de guerra com problemas respiratórios. No entanto, a família não pode regressar a casa porque a mesma “foi destruída”.