José Castelo Branco e Betty Grafstein são os dois protagonistas de um dos assuntos mediáticos do momento. O socialite foi acusado de violência doméstica e, desde então, o caso tem estado na ‘mira’ da imprensa com atualizações, praticamente, diárias.
Para que possa compreender todos os acontecimentos que vieram a público a respeito do casal, o site do Fama Show decidiu avançar com uma cronologia que detalha os pormenores mais relevantes que têm vindo a ser noticiados ao longo das últimas três semanas. Ora espreite abaixo!
21 de abril
Este é o dia que Betty Grafstein dá entrada num hospital privado em Cascais. O episódio foi, aliás, transmitido pelo próprio José Castelo Branco nas redes sociais. Na partilha, pode ver-se uma ambulância à porta do hotel onde o casal se encontrava a viver.
Contudo o socialite e a mulher acabaram por se deslocar para a unidade de saúde numa viatura de transporte de passageiros descaracterizada. No meio da viagem, ouve-se José Castelo Branco a dizer para Betty Grafstein que necessitava de mais “sódio“, revelando que a mesma tinha dado uma queda e que não estava bem de uma perna.
Além disso, ouve-se o socialite dizer que ele é o melhor médico que ela pode ter justificando-se com o facto de afirmar que sabe sempre o que ela precisa. Foi, inclusive, neste vídeo que José Castelo Branco fez um apelo: “Rezem pela Betty“.
REVELADAS DECLARAÇÕES DE BETTY GRAFSTEIN SOBRE JOSÉ CASTELO BRANCO: “ELE É UM ABUTRE, ABANOU-ME PARA TRÁS E PARA A FRENTE”
22 de abril
O hospital deteta uma fratura do fémur de Betty Grafstein. Mais tarde, com um diagnóstico mais pormenorizado, veio-se a descobrir que a companheira de José Castelo Branco tinha uma embolia pulmonar que poderá ter sido uma consequência desta mesma fratura.
23 de abril
Os técnicos do hospital em Cascais relatam que Betty Grafstein denuncia o marido dando conta de que sofreu, alegadamente, de violência doméstica. Os profissionais de saúde contam que a norte-americana terá dito que José Castelo Branco a terá empurrado pelas escadas. É, a partir daí, que se inicia a investigação.
2 de maio
Rebenta, assim, o escândalo na imprensa portuguesa. Neste dia, José Castelo Branco e Betty Grafstein tornam-se (ainda mais) no centro das atenções e começam a surgir notícias atrás de notícias sobre o seu relacionamento e o caso em específico.
JOSÉ CASTELO BRANCO REVELA O QUE BETTY DISSE AO JUIZ: “COMEÇOU A CHORAR COPIOSAMENTE”
3 de maio
Acaba por passar mais de uma semana e José Castelo Branco fez uma chamada para a Casa Feliz, programa das manhãs da SIC, para negar as acusações que lhe foram feitas. “Isto é completamente ridículo“, “O mundo inteiro sabe o meu amor pela Betty“, foram duas das declarações feitas pelo socialite na entrevista dada a João Baião e a Diana Chaves.
4 de maio
Eis que chega o dia que Betty Grafstein pede à GNR para afastar o marido do hospital onde se encontra hospitalizado, impedindo assim o contacto com o marido.
5 de maio
José Castelo Branco fica impedido de visitar Betty Grafstein. Além disso, torna-se viral um vídeo do socialite a agredir o inquilino da casa da mulher, em Sintra.
7 de maio
“Ela está mesmo muito mal“: o estado de saúde de Betty Grafstein agrava-se. No mesmo dia, José Castelo Branco é detido por suspeita de violência doméstica. O socialite estaria a preparar-se para sair de casa, no Estoril, quando os elementos da GNR acabam por detê-lo e levá-lo para o posto de GNR de Alcabideche.
Neste mesmo dia, ainda foi a Tribunal para ser ouvido pelo juiz de instrução, porém a greve dos funcionários judiciais acabou por impedir a continuação do processo.
“VERDADEIRA CABALA, MUITO BEM ARMADA” – JOSÉ CASTELO BRANCO NEGA AGRESSÕES
8 de maio
O relógio marcava as 10h51 quando José Castelo Branco chega finalmente ao Tribunal de Sintra para ser ouvido. Tinha saído 10 minutos antes do posto de Alcabideche.
A meio deste mesmo dia acontece uma audição a Betty Grastein. O juiz de instrução desloca-se ao hospital e quanto a isso têm sido avançadas algumas declarações de Betty que não foram obtidas neste dia. Foram, aliás, gravadas por uma amiga no Hospital num outro momento. Nelas, ouve-se a mulher do socialite a acusar José Castelo Branco de ser um mostro, de a ter agredido e de a ter empurrado.
Porém, Luís Maia, repórter da Análise Criminal, da Casa Feliz, garante estar em condições para afirmar que no momento da audição a Betty, na tarde de 8 de maio, a mulher terá dito que “ele a empurrou” ou que “alguém a empurrou“, nunca mencionando o nome de José Castelo Branco.
8 de maio
Já pelas 20 horas, ficou a conhecer-se as medidas de coação impostas ao socialite. Nelas, José Castelo Branco acaba por sair em liberdade. Está, no entanto, proibido de contactar e de se aproximar da vítima, e encontra-se controlado por pulseira eletrónica de afastamento, que não o impede de sair de casa mas que dará sinal se o socialite se aproximar, se estiver a menos de um quilómetro, da vítima, significando, assim, uma violação das medidas de coação.