Esta terça-feira, 19 de março, comemora-se o Dia do Pai e os famosos começaram logo pela manhã a fazer bonitas homenagens aos seus pais (e também aos filhos).
Ana Garcia Martins publicou uma fotografia antiga onde surge ao lado do pai, que faleceu em 2021. “Dia do Pai e eu tenho muitas saudades do meu. Também tenho saudades de quando pesava uns 50 quilos, como nesta foto, mas não é disso que se trata agora. Nunca tomei nenhuma decisão na vida, fosse ela qual fosse, sem pedir a opinião do meu pai. Podia ser sobre um micro-ondas, podia ser sobre um passo a dar na vida profissional, discutia tudo com o meu pai. E é disso que mais sinto falta. Porque, com 43 anos, continuo a ter muitas dúvidas sobre muitas coisas, e a precisar dos conselhos de alguém que, indiscutivelmente, queria sempre o melhor para mim“, escreveu na legenda da publicação.
“Também sinto falta de lhe telefonar todos os dias, de falarmos sobre o Benfica, de ele me perguntar se estava tudo bem no trabalho (“já sabes, se precisares de alguma coisa, podes sempre contar com os pais”), de o ver a brincar com o Mateus (já estava muito doente quando a Benedita nasceu), de andarmos quilómetros na praia da Manta Rota, dos passeios de bicicleta no Verão ou, mais miúda, de ele me levar ao ballet ou de comermos sempre um gelado quando voltávamos da natação. Sinto falta de tudo, até dos sermões (e era com cada um…). Feliz dia para quem, como eu, também sente falta”, acrescentou.
O pai de José Raposo faleceu em 2012, vítima de cancro da próstata. O ator também escreveu uma bonita homenagem: “Dia do pai… Que significa? Sê-lo significa tudo! Os que amo: o meu pai numa das suas últimas fotos e os meus filhos que me fazem viver!“, lê-se.
Pedro Bianchi escreveu o seguinte: “Feliz dia do Pai. Agora sei o que sentiste nestes 49 anos“, disse o piloto, que foi pai pela primeira vez em novembro de 2023, do pequeno Vicente.
Já Ana Malhoa dedicou uma música ao pai, o cantor José Malhoa. “Faz tempo que queria fazer uma música para o meu pai. Não podia deixar passar esta data tão especial. O meu coração escreveu! Sem que soubesse do que se tratava, a noite passada levei-o a estúdio. Ofereci o que de melhor partilhamos, o nosso amor e a música. O resto, prometo que vão ouvir e ver brevemente. Feliz dia para todos os pais, em especial, ao meu e á imensidão do seu coração. Amo-te pai”, afirmou.
Carolina Deslandes não escondeu o orgulho que tem do pai: “Amo-te e quase nunca te digo. Por alguma razão louca, somos sempre mais capazes de dizer que amamos os nossos pais quando eles não estão na sala. Amo-te e tenho orgulho em ti. Amo-te e agradeço que os meus filhos não saibam o que é a tua ausência, e não saber se ficarás para mais um aniversário. Amo a vida que posso viver contigo hoje. Amo a tua força e o teu exemplo. Amo que te tenham tirado tantos anos e que tu os estejas a recuperar, um por um. Amo-te e quase nunca te digo pai. Mas amo mesmo. Ser tua filha é uma sorte”, lê-se.
Rita Ferro Alvim também dedicou bonitas palavras: “’Bom dia Ritinha. Tenho sopa, lulinhas guisadas, alho francês à Braz e lasanha. Tenho também uma surpresa para a sobremesa. A Malvinita vem. Vamos aproveitar porque não se sabe se será o último dia do pai. Beijinhos’. Desde que tem 30 anos diz isto.
Cresci a achar que ia morrer no ano a seguir. Depois, às tantas, percebi que era uma farsa. E passei a rir-me com estas coisas. Adoro como mistura a ementa com a tragédia. A vida comum com o desconhecido. A presença com a ausência. A fartura com a saudade. O que vale é que, mesmo com o lembrete, todos os dias o aproveito como se fosse o último dia do pai“, escreveu na legenda da publicação.
Carolina Carvalho partilhou um raro registo com os seis irmãos e com o pai. “Feliz dia do pai para o nosso amor eterno (tentei o emoji para 7 filhos mas não deu) Sou apaixonada pela minha família! Obrigada pai, por tudo. Amo-te muito”, afirmou.
Tânia Ribas também publicou uma fotografia com os dois irmãos e o pai. “Sou a primeira filha do meu pai e depois veio o Kiko e, muito depois, o Miguel. O meu pai sempre foi gigante aos meus olhos e não era só pela sua altura. Sempre foi um homem alto, loiro, de olhos verde água, muito diferente dos pais das minhas amigas da escola. Perguntavam muitas vezes se ele era português e no Verão, na praia, falavam com ele em inglês muitas vezes. Sempre achei graça a isso de ter um pai grande e loiro. E com os olhos verde água”, disse.
“O meu pai tem a voz mais bonita do mundo e este é, provavelmente, o elogio de que mais gosta. O meu pai dava-me as mãos e rodopiávamos. Mas era tudo de um rodar tão alto que eu gritava muito de alegria e de medo, e pouco depois estava a pedir para rodopiarmos outra vez. Chamava-me patusca e eu não gostava nada, mas ele lá me explicava que era por eu ser cativante pela graça que tinha e pela expressividade. Hoje é Dia do Pai e às vezes ainda me sinto tonta de alegria, das voltas e voltas que dava no ar, presa às suas mãos e ao seu coração tão lindo. Este post é dedicado aos pais da minha vida: o meu, o João, o meu tio Tó, o Toninho, o Artur”, acrescentou.
Além do pai, Catarina Furtado mencionou o ex-marido, João Reis. “O meu pai. E pai da minha irmã. O dia de hoje é só uma desculpa para vos dizer o quanto gosto dele. É muito. Deixo também um abraço grande e grato ao pai dos meus filhos, João Reis. E deixo uma palavra de conforto a quem não tem o pai por perto. E a todos os pais que estão sempre a tempo de serem melhores. E a todos os filhos que estão sempre a tempo de mimar mais os pais”, lê-se.
Mia Rose, Carolina Carvalho, Inês Folque, Mafalda Castro, Cláudia Borges, Paula Lobo Antunes, Joana Ribeiro, Mariana Patrocínio e Angie Costa também partilharam bonitas imagens com os pais. Ora veja: