David Adkins (mais conhecido por Sinbad), que marcou a infância de muitas pessoas pelas suas personagens nos filmes ‘Jingle All The Way’, ‘Good Burguer’, ‘It’s Always Sunny in Philadelphia’, ‘Coneheads’ e ‘First Kid’, emocionou os fãs depois da sua família ter partilhado a sua recuperação.
O ator e comediante de sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) há dois anos. Segundo os seus familiares, Sinbad ainda tem um longe caminho a percorrer e está a “lutar por cada centímetro” enquanto os seus membros – que antes eram considerados “mortos” – estão a retomar a mobilidade.
Segundo o site – The Journey Forward – onde se pode acompanhar a sua recuperação pode-se ler que o americano de 66 anos “sofreu um derrame isquémico”, no dia 25 de outubro de 2020, “como resultado de um coágulo sanguíneo que viajou do seu coração para o cérebro”.
Sinbad foi transportando para o hospital e submetido a uma trombectomia para remover o coágulo: o “prognóstico era muito promissor”. No entanto, no dia seguinte, formou-se outro coágulo e, embora tivesse matado do tamanho do outro, teve que passar novamente pela mesma cirurgia, que foi bem-sucedida.
Posteriormente, o cérebro do ator começou a inchar, obrigando os médicos a realizar uma craniotomia para aliviar a pressão, durante a qual descobriram um sangramento. Foi então transportado para a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) , onde o colocaram em coma induzido e ligado a um ventilador.
“Iria demorar semanas até que ele abrisse os olhos, falasse ou mostrasse sinais de mobilidade básica. Não demorou muito para percebermos que ele não conseguia mover o lado esquerdo ou simplesmente manter a cabeça erguida. Quanto mais o tempo passava, mais a família sabia quanto havia sido perdido”, lê-se.
“Ainda não terminei. Não vou parar de lutar até poder atravessar o palco novamente“
Depois de ser retirado do ventilador nos meses seguintes, Sinbad iniciou terapia física, ocupacional e de fala intensiva em maio de 2021. “Foi lá que o Sinbad começou a fazer um progresso considerável em direção à recuperação”, escreveu a família, observando que ele “finalmente voltou para casa” em julho do ano passado, quase nove meses após o AVC. As probabilidades de sobreviver neste tipo de condição é de 30%.
“Ele continua a fazer terapia, a lutar por cada centímetro. O seu progresso é nada menos que notável. Membros que diziam estar ‘mortos’ estão a voltar à vida, e ele está a dar os passos necessários para aprender a andar novamente. Nas suas próprias palavras, ‘Ainda não terminei. Não vou parar de lutar até poder atravessar o palco novamente.’ E nós também não.”
Como o seguro não sobre todas as despesas da terapia, os familiares do ator criaram uma página em que todo o valor recebido irá para o Adkins Trust, “para ajudar a cuidar de Sinbad e ajudá-lo a continuar a lutar nesta batalha”.