Há cerca de uma semana, Manuel Luís Goucha partilhou uma fotografia de um quadro que adquiriu e a polémica instalou-se: não pelo preço da peça (avaliado em seis mil euros), mas por ser de um touro.
Nos comentários, os internautas deixaram duras críticas ao quadro, feito em resina sobre acrílico e assinado pelo artista português Gonçalo Ghira. Como tal, o apresentador decidiu reagir, de forma irónica, ao que foi dito.
“Hoje o tema tem a ver com um quadro que eu partilhei, através de uma fotografia, convosco (…) um quadro de um touro”, começou por dizer.
“Logo surgiram nas minhas redes sociais comentários do género: ‘Então mas este homem agora gosta de touradas?’, ‘Este homem que se diz anti touradas compra um quadro com um touro?’, ‘Este homem é incoerente’, entre outros comentários bem menos agradáveis”, contou.
“Eu fico sempre muito espantado com a rapidez e sobretudo com a leviandade com que algumas pessoas julgam a vida dos outros. O que tem uma coisa a ver com outra? Os comentários são tão básicos, tão deploravelmente básicos, porque uma coisa não tem nada a ver com a outra”, continuou.
Manuel Luís Goucha fez questão de destacar: “Aquele quadro celebra o animal. Eu não gosto de corrida de touros, mas gosto de touros“, afirmou. “Eu vivo com uma pessoa que é aficionada, as discussões mais interessantes até têm a ver com este tema”, acrescentou, referindo-se ao marido, Rui Oliveira.
“Aqui neste quadro celebra-se o touro, o animal, não se celebra a corrida de touros”, voltou a sublinhar.
“Para essas pessoas que bolsaram alguma raiva através desses comentários, gostaria de partilhar agora este outro trabalho do mesmo artista plástico, é um ovo estrelado. Pronto, este é pacífico não é?”, questionou.
“É capaz de não ser, estou agora estou-me a recordar de uma coisa que não pensei na altura em que o adquiri. O sofrimento. O sofrimento da galinha ao por o ovo. Oh meus senhores, ganhem uma vida. E depois não se esqueçam de a agarrar, pelos cornos”, rematou.