O Tempestade Perfeita – Como Sobrevivi à Tormenta, de autoria de Bárbara Guimarães, foi recentemente apresentado ao público. A obra expressa algumas das mais difíceis batalhas travadas, ao longo dos anos, pela apresentadora da SIC. Nomeadamente, no que toca à sua saúde.
No dia em que foi dado a conhecer publicamente, a apresentadora do programa Irresistível, da SIC Mulher, contou com a presença de vários amigos de longa data. João Baião, Manuel Luís Goucha, Júlia Pinheiro e Sílvia Rizzo foram alguns dos rostos conhecidos que fizeram questão de marcar presença.
Mas não só! Outro nome famoso, que esteve presente no lançamento do livro — e que mantém uma relação de amizade de longa data com Bárbara Guimarães —, foi Rodrigo Guedes de Carvalho. O pivot da SIC foi, aliás, um dos apresentadores da obra.
BÁRBARA GUIMARÃES: “FUI VÍTIMA DE UM ASSASSINATO DE CARÁCTER GIGANTE”
A ele foi-lhe confiada a tarefa de tecer várias palavras, naquele dia, sobre a obra que a apresentadora dava a conhecer. Parte do seu discurso foi, inclusive, recuperado por Bárbara Guimarães numa recente publicação feita nas suas redes sociais.
“É um livro sobre o cancro, e este é o centro (…) Não uma cura, não uma promessa de milagres, não a falsa garantia de que tudo se compõe sempre, mas a luz de um exemplo, e os exemplos guiam-nos muito mais do que as palavras (…) Se virmos alguém ser decente, e não apenas ouvirmos dizer que existem“.
“Para quem tenha cancro, ou para todos nós que receamos que nos bata à porta, este livro é uma luz. Porque sem nenhuma pretensão ou caridade de demagogia, a Bárbara conta uma história. Não tem receitas, não tem conselhos gerais, não tem frases de auto-ajuda que só ficam bem em t-shits. E no entanto, o livro ajuda, de facto. A história tem lá uma luz, que se chama resistência, que se chama bravura. Que se chama ainda cá estou”, pode ler-se.
BÁRBARA GUIMARÃES DE LUTO: “NÃO CHEGUEI A DIZER-LHE COMO FOI IMPORTANTE ESTE SALTO NA MINHA VIDA”
Antes, porém, de Bárbara Guimarães partilhar o texto, assinado por Rodrigo Guedes de Carvalho, a apresentadora endereçou ao jornalista (e amigo) umas curtas, mas sentidas palavras. “Somos família desde que nasci. E tu estavas lá no meu primeiro sopro de vida. E continuas“, escreveu.
Veja abaixo a publicação: