É mais uma experiência de vida para Ângelo Rodrigues. Há dois meses no Nepal, o ator, que até então se tinha mantido mais afastado das redes sociais, tem vindo a partilhar cada vez mais detalhes sobre a sua nova vida e rotina no país asiático.
A dar aulas de inglês a monges, Ângelo Rodrigues voltou a contar alguns aspetos de como é viver num país e numa região em tudo diferente à sua casa. Revelando novas imagens, o ator conta o dia a dia das dezenas de crianças e jovens com quem convive.
“Deixem-me transportar-vos para esta galáxia. Aqui vivem cento e cinquenta monges, a maior parte deles crianças e adolescentes. Os pais colocam-nos aqui por duas razões: pelo status que adquirem por terem um monge na família, e pela oportunidade de proporcionarem ao filho uma educação religiosa sem custos. Regra geral, veem-se três vezes por ano“, começou por referir o ator.
“Acordam às cinco da manhã para rezar e fazem-no várias vezes ao longo do dia, nunca por períodos inferiores a duas horas. Recebem as vestes no primeiro dia de aulas — o dress code inclui amarelo, laranja e vermelho. Dormem dezasseis monges por quarto, distribuídos por oito beliches. Quando atingem a maioridade, os petizes decidem se prosseguem com os estudos ou com a vida de asceta“, refere.
“Nas aulas, são alunos atentos e cumpridores. Chamam-me ‘sir’ [senhor], apesar de sempre lhes dizer que comigo não precisam de formalidades. Contactam com o exterior através dos voluntários, por isso recebem-nos com uma tremenda hospitalidade — é como se estes lhes trouxessem comprimidos de Mundo. Vivem circunscritos a este espaço, longe de tudo e todos, mas parecem-me estupidamente felizes. Sorrimos na mesma língua e isso basta“, assume ainda.
Esta não é, recorde-se, a primeira experiência humanitária abraçada por Ângelo Rodrigues. Em 2017, o ator esteve uma temporada em Moçambique, como também já fez questão de relembrar.
“Um abraço, diretamente do Nepal, para vocês” – Ângelo Rodrigues deixa mensagem à SIC