João Reis com a filha mais velha, Maria

João Reis com a filha mais velha, Maria

Instagram

Maria Reis, a filha mais velha de João Reis, tem demonstrado o seu empenho numa causa que a madrasta, Catarina Furtado, muito defende: os refugiados. A jovem, de 23 anos, já fez voluntariado em zonas críticas e essa experiência serviu-lhe para os seus estudos, como fez saber o pai orgulhoso nas redes sociais.

“’Hope(lessness): the perceived psychological impact of living in a refugee camp’. Este é o título da tese de mestrado, que foi hoje defendida pela minha filha Maria com uma nota de 19 valores na área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde-Psicologia Clínica Sistémica.

O meu grande motivo de orgulho não é só pela extraordinária capacidade demonstrada na defesa da sua tese, mas acima de tudo pela pertinência do tema escolhido, sensível, sujeito a enormes condicionantes do ponto de vista do trabalho e das entrevistas realizadas no campo de refugiados em Samos, na Grécia.

Num mundo consideravelmente mais fragmentado relativamente às questões de carácter humanitário e de empatia e atenção para com os outros, num mundo a necessitar urgentemente de uma reformulação de carácter político, económico e cultural, escrevo, sem falsas modéstias, que a minha Maria é uma inspiração! Parabéns Mestra!! Love You 👏♥️”, escreveu o ator, que atualmente integra o elenco da novela Terra Brava, da SIC, na legenda de uma fotografia rara onde surge ao lado da filha mais velha.

Catarina Furtado com a enteada, Maria

Catarina Furtado com a enteada, Maria

Instagram

Também Catarina Furtado comemorou efusivamente esta conquista da enteada, com quem tem uma relação muito próxima. “Quem abraço nesta fotografia é a minha ‘filha’ Maria. Está de parabéns por tudo o que o pai acabou de escrever no seu Instagram.

O orgulho que sinto é proporcional à dimensão do que é necessário fazer pelos direitos humanos de quem é diariamente deixado para trás! Os milhares de refugiados que sofrem profundamente, do ponto de vista da sua saúde mental devido às condições em que vivem nos campos!!

A minha Maria pertence à galeria das mulheres que admiro pela sua escolha em querer que o sucesso da sua vida passe por melhorar a vida de quem não tem as mesmas oportunidades! E assim o fará, com a sua ética, dedicação, teimosia, seriedade, espírito de sacrifício, descentralização do seu ego, muito trabalho e imensa empatia!!!!

Parabéns pelos 19 valores que obtiveste na defesa da tua tese mas sobretudo parabéns por seres tão atenta e pro activa Mestre Mary!! ️. I love you”, escreveu a apresentadora da RTP no Instagram.

De referir que João Reis tem mais três filhos: Francisco, de 18 anos, fruto da relação com a também atriz Joana Seixas, e Maria Beatriz, de 13 anos, e João Maria, de 11, do casamento com Catarina Furtado.