Iva Domingues

Iva Domingues

Instagram

A morte de George Floyd desencadeou uma onda de protestos contra a brutalidade policial e o racismo, levando também muitas figuras públicas a abordar a situação nas redes sociais. Esta sexta-feira, dia 19, Iva Domingues quis deixar uma mensagem de consciencialização e trouxe aos seguidores a história de Ruby Bridges.

"Há três anos tive o privilégio de entrevistar Ruby Bridges. A primeira afro-americana, nos EUA, a frequentar uma escola primária só para brancos", começou por dizer. "Nesta foto, Ruby, seis anos de idade, é escoltada pela polícia para garantir a sua segurança e a proteger de uma multidão branca em fúria!", continuou Iva.

Pais estavam contra Ruby estudar na Escola Elementar William Frantz e professora recusaram dar-lhe aulas por ser negra. Foi, durante um ano, a única aluna de uma turma. "Dentro da escola, ela ficou sozinha na sala de aula porque os pais recusaram que os seus filhos se sentassem na mesma sala que Ruby - que durante todo o dia se recusou a comer algo que não estivesse embalado e selado, porque tinham ameaçado envenená-la", relatou.

"Repito, Ruby tinha seis anos. E uma coragem inabalável! É ela que está retratada no famoso quadro 'The Problem We All Live With', de Norman Rockwell. Hoje Ruby tem 65 anos. Afinal, este momento vergonhoso (mais um) não foi assim há tanto tempo", rematou.

Instagram