Ídolos está de regresso à SIC e já tem data de estreia. O programa, apresentado por Sara Matos, vai estrear já este sábado, dia 9 de abril. O exigente painel de jurados vai escolher qual será a próxima estrela de Portugal. Recorda-se dos vencedores da edições anteriores? Mostramos como estão agora.
Nuno Norte foi o vencedor da primeira edição, que decorreu entre 2003 e 2004. Três anos após a vitória, esteve à conversa com Daniel Oliveira no ‘Alta Definição’ onde revelou um passado com drogas. “Enquanto estava no programa, até serem escolhidos os 30 finalistas, eu ainda consumia”, contou. Depois recebeu tratamento e o resultado esteve à vista de todos: (en)cantou os portugueses com a sua voz rouca incomum, com 53% dos votos.
RECORDA-SE DE LUCIANA ABREU, SALVADOR SOBRAL E CAROLINA DESLANDES NO ‘ÍDOLOS’?
Hoje, aos 44 anos, Nuno está completamente irreconhecível. O músico, natural do Porto, esteve na ‘Casa Feliz’, com Diana Chaves e João Baião, e contou que o que mais sentia saudades era a convivência com os colegas. “Em relação aos 10 últimos finalistas, acho que só a meio do fim é que começámos a perceber que estávamos a competir uns com os outros”, afirmou Nuno Norte, que tem feito concertos de norte a sul do país.
Sérgio Lucas, que ganhou a segunda edição em 2004, também esteve no programa da manhã da SIC. O também carpinteiro, de 45 anos e natural de São Pedro do Sul, recordou o que aconteceu após a participação no Ídolos: “Há um espaço de tempo que depois não sabemos o que fazer na vida. Depois também ninguém nos leva para lado nenhum às vezes. Tive que me mexer, que me fazer à vida. (…) Depois acontecem adversidades. Eu assinei um contrato comum editora que um ano depois faliu. Tive que ir à luta. Fui fazer castings, fui ao teatro, à televisão”, disse.
Em 2020, o músico lançou o single ‘Sonho em Silêncio’, e o ano passado apresentou o álbum “Pés na Terra”, que descreve como “um filho da pandemia”.
Recorda-se de Filipe Pinto? No primeiro casting (em 2009), o cantor disse que apenas queria ouvir a opinião e não tinha vontade de passar à próxima etapa, deixando os júris furiosos. Depois mudou de ideias e decidiu que ia concorrer. Filipe deixou Portugal maravilhado com a sua voz e isso levou-o à final, acabando por vencer a terceira edição. O prémio levou-o até Inglaterra: esteve num curso de voz de seis meses na London Music School.
RECORDA-SE DA PRIMEIRA AUDIÇÃO DE LUCIANA ABREU NO ‘ÍDOLOS’?
Apresentou 2 álbuns discográficos, ‘Cerne’ (2012) e ‘E Tudo Gira’ (2016) e um projecto ambiental infantil ‘O Planeta Limpo do Filipe Pinto’. Em janeiro de 2020 lançou o primeiro single ‘Só o teu dom’. Hoje, aos 33 anos, o músico já é pai: Isabela, de três anos, e “Tito Miguel” (como descreveu no Instagram), no ano passado, fruto da relação de mais de uma década com Alexandra Cardosos.
Sandra Pereira fez história ao ser a primeira e única mulher a ganhar o concurso Ídolos em Portugal. O local escolhido para acolher a grande final, em 2010, foi a Praia dos Pescadores, em Albufeira. No casting, a cantora escolheu uma música de Zeca Afonso e foi advertida por não se tratar de uma música pop. No entanto, decidiu ouvir o conselho dos júris, dedicou-se de corpo e alma, e venceu a quarta edição com muita garra.
A cantora de Albergaria-a-Velha foi a voz do tema oficial de ‘Peso Pesado’, da SIC. Durante a pandemia, Sandra (cujo pseudónimo é Sand) lançou ‘Stay Safe Stay Home’, um apelo para que todos ficassem em casa.
Em 2012, Diogo Piçarra venceu a quinta edição. Tinha apenas 21 anos. Na primeira prova, o algarvio ousou tocar e cantar a música ‘Se Eu Fosse Um Dia o Teu Olhar’ à frente de Pedro Abrunhosa, que disse ter ficado “encantado com a versão”. O cantor tornou-se um dos ex-concorrentes de maior sucesso.
ÍDOLOS: AINDA SE LEMBRA DA QUEDA DE PEDRO ABRUNHOSA?
Após 3 anos, lançou o primeiro álbum, Espelho. Temas como ‘Tu e Eu’ e ‘Volta’ são dos mais conhecidos pelos fãs do artista. Foi também convidado musical do primeiro episódio da novela ‘Poderosas’, da SIC. Recorde como era Diogo Piçarra quando venceu o Ídolos há 10 anos.
Aos 19 anos, João Couto tornou-se o vencedor da sexta edição do Ídolos 2015. O jovem, que nasceu em Vila Nova de Gaia, surgiu no programa como um jovem bastante tímido, mas começou por conquistar os júris com o tema ‘O Pica do 7’, de António Zambujo e tranformou-se numa estrela pop.
João arrecadou 30 mil euros, um contrato com a Universal e ainda um Opel Corsa. Lançou, em 2018, o primeiro álbum de originais ‘Carta Aberta’. Hoje, aos 27 anos, é um artista de sucesso. O ano passado apresentou ‘Boa Sorte’, uma edição independente produzida por Pedro Pode.
É importante referir que os vencedores das edições anteriores irão estar com Fátima Lopes, na Caixa Mágica, da SIC, este sábado, dia 9 de abril. Não perca!