Sofia Ribeiro foi a atriz escolhida para dar vida à personagem Joana Pedrosa, a protagonista da nova aposta de ficção da SIC: Senhora do Mar. Nela, o rosto da SIC interpreta uma mulher que sofreu de violência doméstica e que esteve envolvida numa relação tóxica, tal e qual como a própria Sofia Ribeiro viveu um dia.
Ao lado de Júlia Pinheiro, nesta tarde de quinta-feira, 22 de fevereiro, a atriz foi interpelada sobre este período negro da sua vida e até revelou alguns detalhes, que se podem afirmar ter sido graves. Desde privação de liberdade, insistência e perseguição — sim, leu bem.
“Eu passei algumas [situações], como, não vou falar pormenores mais sérios, mas posso dar um exemplo: fiquei trancada numa casa 10 horas seguidas porque não me deixavam sair… não queriam que eu me fosse embora, porque eu queria ir-me embora e seguir com a minha vida…“, começou por dizer.
>> SOFIA RIBEIRO: “FIZ QUEIXAS NA POLÍCIA, FUI PERSEGUIDA, COLOCOU-ME GPS NO TELEMÓVEL” <<
“É um caminho… Como fazerem-me esperas, como porem-me um localizador no telemóvel e perseguirem-me, como aparecerem à porta da minha casa e não tirarem o dedo da campainha ao ponto de eu ter um ataque de pânico e desmaiar, porque estavam há quatro horas com o dedo na campainha sem parar“, acrescentou ainda.
O começo da relação tóxica e os “sinais” que sempre estiveram lá
Sofia Ribeiro, exemplificando com a sua experiência, garantiu a Júlia Pinheiro que quando a sua relação se começou a revelar tóxica, na verdade, os sinais já tinham sido todos dados anteriormente. “Desde o início. Nós não entendemos o que é que eles querem dizer, não queremos ver“, deixou a certeza.
“De repente estamos completamente envolvidos, já nos ganharam, começam quando um jogo do ‘estou, não estou’. Faz-nos colocar em causa, que nos faz pensar que o problema é nosso e que estamos nós a enlouquecer. É uma espiral de um sem fim de situações, muitas delas escalam para coisas muito graves“.
>> SOFIA RIBEIRO MOSTRA FIM DE SEMANA DE LUXO E ATIRA: “MARIDOS, NAMORADOS, FICA A DICA” <<
E, quando assim o foi, a atriz da SIC chegou mesmo a fazer queixas às autoridades. Da mesma forma, também sentiu necessidade de as retirar. “Todos os processos que se pode imaginar de uma pessoa que está um farrapo”, desabafou.
Saiba ainda que a Sofia Ribeiro escolheu prolongar este relacionamento tóxico porque, na altura, já tinha uma avultada exposição mediática. “Dava-me muito medo, preocupava-me bastante, eu não queria a minha vida exposta dessa forma. E isto entra numa espiral sem volta, sem caminho e ultrapassam-se as barreiras que não se podem ultrapassar“.