Sara Norte revela preparativos para o casamento: “Não tenho grandes exigências”

Em entrevista com o site do ‘Fama Show’, a atriz desvendou alguns detalhes sobre o dia em que vai subir ao altar ao lado de Vasco Vala.

Sara Norte revela preparativos para o casamento: “Não tenho grandes exigências”
SIC

Famosos

Aos 39 anos, Sara Norte atravessa uma das fases mais bonitas da sua vida. Em entrevista com o site do Fama Show, a atriz e comentadora do programa Passadeira Vermelha, da SIC Caras, viajou ao seu passado, fez o balanço da carreira na representação e ainda revelou alguns detalhes sobre o dia em que vai subir ao altar ao lado de Vasco Vala.

Começou a sua carreira em tenra idade na série Médico de Família, na SIC, e ainda hoje a reconhecem na rua como “Mariana”, personagem a que dava vida. “Foi uma altura muito diferente, não havia telemóveis nem redes sociais. Foi uma das melhores fases da minha vida, não tinha noção do impacto que a série ia ter”, começou por dizer a atriz, voltando ao ano de 1997, quando tinha apenas 12 anos.

“Ser filha de atores foi uma coisa boa para mim, os meus pais fizeram-me descer à terra. Tanto o meu pai como a minha mãe lutaram bastante. Sempre me passaram a ideia de que isto é muito efémero, por isso nunca parei os estudos. Para eles, era importante que eu tivesse uma segunda opção. Na altura, não havia tantos atores a terem segundos planos. E ainda bem que isto hoje em dia evoluiu e há mais atores a trabalhar”, frisou.

Questionada sobre qual o projeto de ficção que mais gostou de fazer, Sara Norte não consegue escolher apenas um. “Gostei muito de fazer cinema, o filme do ‘Fátima’, do João Canijo, marcou-me. Adorei toda a história e foi a única vez que tive uma preparação de três meses para o projeto. Entrei a sério na personagem”, recordou.

A primeira vez que contracenou com o pai

Mas houve também um outro projeto que ficou na sua memória, desta vez em televisão. Trata-se de Golpe de Sorte, telenovela da SIC, em que teve a possibilidade de contracenar com o seu pai, o ator Vítor Norte.

“Gostei muito do ‘Golpe de Sorte’ por todo o elenco e união que tínhamos. Pela primeira vez, contracenei com o meu pai. Foi muito giro. Ele gosta de passar o texto muitas vezes e isso é ótimo. É muito perfecionista e para mim é uma referência como ator”, sublinhou o rosto da ficção nacional, referindo ainda que é um “privilégio” poder trabalhar com atores de longa carreira.

SARA NORTE RECEBE CHAMADA DO PAI, VÍTOR NORTE, EM PLENO DIRETO: “FOI APANHADO DE SURPRESA”

Se pudesse escolher ter uma carreira internacional, como acontece cada vez mais no meio da representação, Sara Norte optaria por permanecer em Portugal. “Não tenho o objetivo de ir para fora, nunca tive esse sonho. Ficaria muito feliz se surgisse um projeto, mas o que eu gostava era de ter mais trabalho no meu País”, contou.

Faz parte do programa Passadeira Vermelha, da SIC Caras, há cerca de três anos (SIC)

De atriz a comentadora do Passadeira Vermelha

Em 2021, abraçou um novo desafio: o de comentadora. Sara Norte faz parte do painel de comentadores do programa Passadeira Vermelha, da SIC Caras, e contou ao site do Fama Show que é ela própria em todas as emissões, não colocando limites nas suas opiniões. “Enquanto me divertir faz todo o sentido estar ali”, disse.

“Tento ter limites e sei que ganharia mais em ficar calada mais vezes, mas eu não consigo. O meu limite é não magoar ninguém gratuitamente, isso não pode acontecer. Por mais que as pessoas concordem ou não, é aquilo que eu penso. Na rua, as pessoas vêm ter comigo e dizem que gostam de mim, que sou desbocada e digo aquilo que penso”, acrescentou.

Após três anos de emissões e cerca de 1h30 em estúdio, Sara Norte confessou que criou laços com os outros comentadores. Mas há alguém que ficará para sempre no seu coração. “A Zulmira [Garrido] é aquela amiga improvável, somos de realidades distintas mas damo-nos muito bem, é uma pessoa mesmo boa”, disse, elogiando a colega do formato de comentário social.

Como lida Sara Norte com as críticas?

Acredita que é uma pessoa que, devido às suas opiniões, se gosta ou não se gosta. Mas já vai o tempo em que Sara Norte se preocupava com os comentários negativos nas redes sociais. “Claro que há pessoas que não gostam, isto de estar na internet faz com que recebamos muito ódio. Nos primeiros tempos de ‘Passadeira’, as críticas mexiam muito comigo”, revelou.

“Mas vais percebendo que há pessoas tristes na vida e que não diriam aquilo se estivessem bem. Atualmente, se achar que merece a pena eu vou lá responder. Continuo a gostar de ver os comentários, mas não fico transtornada com isso”, acrescentou.

Além de comentar a vida dos famosos, Sara Norte fala abertamente sobre a sua vida (SIC)

Um passado sem tabus

No Passadeira Vermelha, para além de comentar sobre a vida dos famosos, fala também abertamente sobre alguns momentos da sua vida. E, apesar do que muitos podem pensar, Sara Norte é uma verdadeira mulher dos sete ofícios: já trabalhou numa escola, num restaurante e até num bar de strip.

“Já estava a trabalhar no ‘Passadeira’ e estava num restaurante. Neste momento, estou também a trabalhar como relações públicas numa clínica de transplantes capilares. Tenho de arranjar sempre forma de complementar, o programa não me ocupa assim tanto tempo e preciso de me sentir útil. Claro que é preciso também ganhar dinheiro, ter outro trabalho é uma coisa normal. Não posso pensar que sou só atriz”, confessou.

SARA NORTE: “FIZ UM PIERCING NA LÍNGUA SEM ANESTESIA, QUANDO ESTAVA NA PRISÃO”

Ainda à conversa com o site do Fama Show, a estrela da ficção nacional recordou um outro período mais difícil da sua vida, quando esteve presa. “Foi uma aprendizagem, não tenho nenhum tabu de falar sobre isso. Há uma Sara antes de entrar [na prisão] e uma Sara depois de sair. É a minha vida, não tenho problemas em falar sobre isto. Tudo passa, às vezes custa muito e sofremos mas acaba por passar”, disse.

O pedido de casamento que não esperava

E a verdade é que todos os períodos mais difíceis acabam por passar e, agora, a atriz até se prepara para subir ao altar. Apesar de ainda não se saber a data do casamento, Sara Norte já está a tratar de todos os preparativos ao lado do companheiro, Vasco Vala.

“O pedido de casamento aconteceu no ‘Desconfia’ [espetáculo da humorista Joana Marques, do qual Sara Norte também fez parte]. Os meus amigos estavam lá todos e eu pensava que era para verem o espetáculo. No intervalo, fomos a um jardim e, de repente, o meu namorado mete-se de joelhos”, começou por recordar.

DEPOIS DO VESTIDO DE NOIVA, SARA NORTE TAMBÉM JÁ ESCOLHEU O PADRINHO DE CASAMENTO

E eis que Sara Norte não fazia ideia daquilo que estava a acontecer. “Fiquei em choque e nem processei muito bem. Só no dia seguinte, quando acordei, é que olhei bem para o anel. Nós tínhamos adiado o casamento e agora é altura de seguir em frente. Estou com o Vasco há oito anos e esta é uma boa fase, mesmo a nível familiar, para celebrar”, frisou.

“O Vasco é uma pessoa muito calma, o contrário de mim. É um equilíbrio para mim e para ele. Deixei de ser mais impulsiva e ele próprio já não é tão calmo quando não tem de o ser. Ele é mesmo boa pessoa, muito afetuoso e responsável. E, para além disso, é um bom dono de casa, bom cozinheiro”, referiu, entre vários elogios ao noivo.

Mas há mais: “O Vasco nunca me abandonou nas alturas em que me fui abaixo, não esqueço isso. Mais do que um namorado é um companheiro de vida. Hoje em dia, as pessoas desistem por qualquer coisa. Quando estás com alguém, temos de ser leais mesmo quando o outro não está bem”, sublinhou.

Ao lado de Vasco Vala, Sara Norte exibe o anel de noivado (Reprodução Instagram, DR)

A escolha do vestido e as saudades que marcam

Para Sara Norte, vestir um vestido de noiva não é novidade. É que a atriz já participou de uma sessão fotográfica em que o tema era o casamento e, desta forma, a escolha daquele que será o seu não foi assim tão difícil.

“O meu vestido de noiva é lindo e maravilhoso. Senti-me num conto de fadas. Quando fui à loja, foi tudo muito bonito e senti logo qual era o vestido que queria. Mas faltava ali alguém, vejo que as noivas vão com as mães e com as irmãs. Fui acompanhada na mesma, pela minha madrinha e pela madrinha do Vasco”, confessou, não escondendo as saudades da mãe, a atriz Carla Lupi, e da irmã, Beatriz.

MÃE DE SARA NORTE MORREU HÁ 12 ANOS. EIS O DESABAFO DA ATRIZ: “AINDA NÃO ME ACOSTUMEI À AUSÊNCIA”

E é precisamente nestes dias de maior felicidade que as saudades se fazem sentir. “Nestes dias de alegria, sinto sempre saudades de partilhá-las. Sei que elas estiveram lá comigo, enquanto estiverem na nossa memória vão estar sempre connosco. É a forma mais fácil de encarar a morte de alguém”, disse.

Os preparativos para subir ao altar

“Agora estamos na altura de escolher o sítio onde vai ser o casamento, estamos a ver quintas. Quero um casamento simples, quero divertir-me com os meus amigos e familiares. Não tenho grandes exigências, quero que estejam todas as pessoas de quem gosto num sítio bonito. Mas não tinha noção de que se podia fazer tanta coisa num casamento. No fundo, o casamento é uma festa”, referiu, entre algumas gargalhadas.

Sara Norte confessou que a data do casamento será numa altura especial. “Gostava que o casamento fosse na altura em que fazemos nove anos de namoro, mas depende das datas das quintas, não fazia ideia que tanta gente se casava ao longo do ano”, revelou.

Questionada ainda se, nesta boa fase da sua vida, pensa dar um outro passo – o da maternidade -, Sara Norte referiu abertamente que, para já, não tem essa intenção. “Eu nunca consegui engravidar, mas agora não sei. Pensava muito que não queria ser mãe. Mas penso que isto como está, o mundo, não sei se é um egoísmo estar a meter alguém no mundo. Se acontecesse, seria bem-vindo”, rematou.