Rita Ferro Rodrigues esteve na tarde desta terça-feira, 10 de janeiro, em grande entrevista no programa de Júlia Pinheiro. A apresentadora, atualmente a assumir um desafio profissional no Canal 11, saiu há cerca de quatro anos da SIC e, de regresso à estação de Paço de Arcos, recordou o seu longo percurso profissional e afetivo.
Entre vários pontos abordados, Rita Ferro Rodrigues terminou a conversa a recordar um dos “mais difíceis períodos” da sua vida: o internamento do filho Eduardo, em comum com Rúben Vieira.
Em janeiro de 2022, Duda, como é carinhosamente tratado no seio familiar, foi internado de urgência no hospital, com um problema da saúde que o obrigou a cerca de três operações, tendo corrido risco de vida.
“Vai fazer dois anos que o meu filho Eduardo passou por um grave problema de saúde, o termo técnico é divertículo de meckel, e neste caso o intestino deixou de funcionar. Tinha divertículos, e ele colapsou“, começou por recordar.
Filho de Rita Ferro Rodrigues já tem 12 anos: “Não posso escrever um texto ‘muito inspirador’”
“Foi operado logo, mas em situação de alarme absoluto. E quando isto acontece, os tempos seguintes foram complicados, e no caso dele não foi diferente. O Duda esteve internado um mês e meio, em pleno Covid, nós sozinhos sem o pai o poder visitar“, salientou a apresentadora.
Ao confessar que, passado este tempo, tudo “já está bem“, Rita Ferro Rodrigues não nega que esta foi “a maior alteração” que alguma vez teve na sua vida, já que, depois do internamento do filho, passou por um quadro clínico de stress pós-traumático, tendo-a “mudado completamente“.
“Era sobretudo medo, a dor que sentia nele. As recuperações são muito difíceis, é tudo muito doloroso, e ele teve de passar por todo este processo três vezes. E foram três porque o intestino é um órgão muito manhoso, ele era uma criança… por mais que os médicos quisessem, não estavam a conseguir resolver a situação“, clarificou.
“Foi muito traumático. Demorei muito tempo a ultrapassar tudo isto. Nos chegámos a ir para casa a achar que o Eduardo estava bem, mas ele depois ainda voltou a ter mais uma crise. Não podia ter apoio dos meus pais. Eu apanhei Covid durante internamentos. Estive em modo ’tough’ (dura) durante o tempo todo, as vezes saia para chorar…“.
Rita Ferro Rodrigues assumiu ainda, a Júlia Pinheiro, que, depois toda esta fase, esteve muito tempo em que “não estava bem“, sem “conseguir dormir“, o que a obrigou a pedir ajuda.
“Estava sempre com medo do que lhe podia acontecer do que lhe podia acontecer. Ele já estava melhor do que eu, as crianças têm a capacidade de dar a volta. Também chegou a ser acompanhado, mas eu tenho a noção de que estava em stress pós-traumático“.
Já no final, a apresentadora referiu ainda: “Tudo isto demorou algum tempo, esse processo de recuperação também me alterou, para melhor. É uma especie de certeza e serenidade sobre tudo o que aconteceu e o que está para vir. Agora são as certezas, e a simplicidade do viver. Simplifiquei a minha vida“, desabafou.