Esta sexta-feira, 9 de setembro, o Rei Carlos III fez a sua primeira declaração à nação britânica desde que assumiu o trono, na sequência da morte de Isabel II.
Numa declaração gravada, o monarca manifestou o seu compromisso para com o país e no cumprimento dos deveres e Chefe de Estado, prometendo aos britânicos “servir com lealdade respeito e amor”, defender a Constituição e tentar seguir o exemplo da sua mãe. “Comprometo-me a servir o meu povo”, afirmou.
AS IMAGENS DE CARLOS III EM BUCKINGHAM. NOVO REI BEIJA SÚBDITA E MOMENTO TORNA-SE VIRAL
Carlos III recordou ainda Isabel II: “A Sua Majestade, a minha querida mãe, foi uma inspiração e um exemplo para mim e para a minha família”. Além disso, fez um agradecimento e emocionou-se: “À minha querida mãe, agora que inicias a tua última viagem para te juntares ao meu querido pai, digo apenas: obrigado, obrigado pelo teu amor e devoção à nossa família e às nações que serviste estes anos todos”.
O novo rei de Inglaterra revelou estar orgulhoso por ter sido Príncipe de Gales, título que passa para o seu filho mais velho, William. Carlos III manifestou ainda o seu “amor por Harry e Meghan“, que se afastaram dos deveres reais.
KATE MIDDLETON NÃO VIAJOU PARA BALMORAL PARA SE DESPEDIR DE ISABEL II. EIS O MOTIVO
O monarca mencionou ainda Camilla Parker-Bowles: “Conto com a ajuda da minha mulher, Camila. Torna-se a minha Rainha consorte”.
Segundo o Palácio de Buckingham, Carlos III será oficialmente proclamado rei de Inglaterra neste sábado, 10 de setembro. A cerimónia começará às 10 horas locais no Palácio de Saint James, em Londres.