O Palácio de Buckingham informou esta segunda-feira, 5 de fevereiro, que o rei Carlos III foi diagnosticado com cancro, aos 75 anos. No entanto, a família real ressalva que a doença não está relacionada com a recente cirurgia à próstata.
Durante o procedimento hospitalar, mencionado acima, os médicos detetaram um “problema separado”. “Exames de diagnóstico subsequentes identificaram uma forma de cancro”, refere o comunicado.
O filho de Isabel II já iniciou “um programa de tratamentos regulares” e foi aconselhado pelos médicos a adiar aparições em público durante esta fase. Porém, Carlos III irá continuar “a tratar dos assuntos de Estado e da documentação oficial como habitualmente”.
“A Sua Majestade escolheu partilhar o seu diagnóstico para evitar especulações e na esperança de que possa ajudar a compreensão pública de todas as pessoas em todo o mundo que são afetadas pelo cancro”, lê-se ainda.
“Não serão partilhados mais detalhes nesta fase, exceto para confirmar que Sua Majestade não tem cancro da próstata”, disse um porta-voz do Palácio, citado pelo The Telegraph.