Os BAFTA 2022, prémios de cinema atribuídos pela academia britânica, decorreram este domingo, dia 13 de março, numa cerimónia que entregou troféus e confirmou quem parte como favorito para os Óscares. No entanto, o evento ficou marcado pelos já tradicionais discursos mais inspirados, ou ainda pelos momentos onde se lançam algumas ‘indiretas’.
Rebel Wilson, a apresentadora do evento, que apostou num visual irreverente depois de perder 35 quilos, não deixou escapar a sua oportunidade estar à frente da gala. Num dos momentos de pausa entre atuações, decidiu marcar o seu posicionamento em relação ao atual conflito entre a Ucrânia e a Rússia.
“Já a seguir vamos ter uma atuação muito especial, inspirada no sucesso ‘CODA’, filme sobre o crescimento de uma rapariga inserida numa família de surdos”, começou por dizer. “Nesta atuação, vamos ter dois intérpretes de língua gestual, um comunica ASL (língua gestual americana), e outro comunica BSL (língua gestual britânica)”, explicou.
Aproveitando essa situação, a atriz australiana não hesitou em comentar: “Felizmente, em qualquer tipo de língua, este é o gesto para Putin”, num momento em que levantava o dedo do meio, posteriormente censurado. Ainda assim, a atitude não deixou de surpreender os presentes na sala, que rapidamente aplaudiram a anfitriã.
Para além da ousadia de Rebel Wilson, a gala de ontem ficou ainda marcada por outras indiretas. Foi o caso das direcionadas a J.K. Rowling, autora da saga ‘Harry Potter’, quando Emma Watson, estrela dos filmes, comentou “Estou aqui por todas as bruxas”, numa mensagem que os fãs consideraram ser direcionada à criadora do sucesso internacional.
Morreu William Hurt, vencedor do Óscar de Melhor Ator por “O Beijo da Mulher-Aranha”